Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Saiba a diferença entre umidificador, climatizador, ar-condicionado e ventilador

Com temperaturas chegando a quase 41º nos últimos meses, baianos buscam produtos para se refrescar

  • R
  • Raquel Brito

Publicado em 18 de janeiro de 2024 às 16:00

Há várias opções para se refrescar
Há várias opções para se refrescar Crédito: Shutterstock

Com temperaturas chegando a quase 41º nos últimos meses, a Bahia tem enfrentado dias quentes, com altas na procura por aparelhos como ar-condicionados, ventiladores, climatizadores e umidificadores. Os quatro, entretanto, funcionam de jeitos bem diferentes e podem atrapalhar mais do que ajudar, a depender da localização do consumidor.

O ventilador, por exemplo, depende da temperatura externa para garantir o conforto esperado. “Quando a temperatura externa está muito alta, o ventilador muitas vezes não consegue atender. Em Salvador, a gente tem a vantagem da brisa do mar não deixar a temperatura aumentar muito, mas, por exemplo, você já deve ter percebido que quando você está no lugar e a temperatura está muito alta o ventilador joga aquele aquele ar quente em vez de um ar fresco”, diz o professor Antônio Gabriel Souza, da área de Refrigeração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Por sua vez, o umidificador adiciona umidade ao ar, elevando a umidade relativa do ambiente. Por isso, é mais vantajoso em locais mais secos, como as cidades do oeste baiano, em que o ar seco consegue absorver as gotículas de água e resfriar o ambiente. Em pontos litorâneos, como Salvador, não é tão adequado, uma vez que já tem alta umidade naturalmente.

“O umidificador utiliza a evaporação de gotículas de água para abaixar a temperatura do ambiente. Mas, em lugares em que a umidade é muito alta, ele não consegue abaixar a temperatura, porque o ar não consegue absorver essa água. Nesses lugares, quando a temperatura está muito alta, o umidificador age como um ventilador e acontece desses aparelhos salpicarem água nas pessoas, o que gera um incômodo”, adiciona o professor.

O climatizador, semelhante ao umidificador, apenas refresca e adiciona umidade ao ar, melhorando a sensação térmica só até um determinado ponto, sem tanta força quanto o ar-condicionado.

Já o ar-condicionado se adequa a qualquer ambiente, já que resfria de maneira artificial, com um sistema mecânico que consegue diminuir a temperatura. Segundo Souza, as opções mais viáveis para Salvador nos tempos de calor são o ar-condicionado e o ventilador.

* Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo