ALIMENTAÇÃO

Saiba como substituir o arroz sem perder nutrição

Especialista oferece alternativas se houver escassez do grão

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 11 de maio de 2024 às 05:00

Arroz
Arroz Crédito: Shutterstock

O cenário de crise no Rio Grande do Sul, que sofre com graves enchentes desde o final de abril, pode comprometer o abastecimento de arroz nos supermercados da Bahia. Isso porque, o estado sulista é responsável por 70% do grão consumido no Brasil. Diante do possível desabastecimento, a procura para garantir o estoque já começou nos supermercados, uma vez que o grão é o favorito dos baianos ao lado do feijão. No entanto, em caso de necessidade, é possível substituir o produto sem perder nutrição.

De acordo com a nutricionista Carolina Dias, o arroz é rico em carboidratos complexos, que são uma importante fonte de energia. O alimento também contém algumas vitaminas do complexo B e minerais como ferro, zinco, magnésio e potássio. Dessa forma, os substitutos também são alimentos com essas características.

"Quando pensamos em substituir o arroz, uma opção que vem à mente são alimentos que possuem vitaminas semelhantes e também funcionam como fonte de energia, como a quinoa. A quinoa é uma excelente alternativa, pois além de carboidratos complexos, também contém proteínas. Também podemos pensar no amaranto", sugere.

Outra opção de carboidratos complexos e que combina com fontes de proteínas como frangos e peixes é a batata doce. "Ao substituir o arroz pela batata-doce, você terá uma refeição equilibrada e nutritiva", afirma a especialista.

*Com orientação da subeditora Fernanda Varela