Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Salvador embaixo d’água; entenda o que é o VCAN

O fenômeno causou chuvas e ventos fortes durante esta quarta-feira (20)

  • Y
  • Yasmin Oliveira

Publicado em 22 de dezembro de 2023 às 08:30

Estragos das chuvas continuavam em Salvador na manhã desta quinta-feira (21)
Estragos das chuvas continuavam em Salvador na manhã desta quinta-feira (21) Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Nas últimas 24h, foram registrados 78,5mm de chuva em Salvador — quantidade registrada no Alto do Cabrito — segundo apontou a Defesa Civil da cidade (Codesal), em boletim enviado por volta das 10h40, desta quinta-feira (21). As chuvas foram causadas devido ao fenômeno conhecido como  vórtices ciclônicos de altos níveis (VCAN) e Salvador recebeu chuvas, raios e ventos fortes.

A quantidade de chuva esperada para todo o mês de dezembro era de 63,4 milímetros. Porém, em apenas duas horas, em diversos pontos da capital, foram registrados acumulados de chuva superiores aos 50 milímetros. Tudo isso foi causado pelo VCAN, que atua nos altos níveis da atmosfera.

Por ser um evento de grande escala, ele atinge diversas regiões do país. “No centro desse sistema, as condições de tempo são boas, sem chuvas. Já na periferia do sistema ocorre ventos mais intensos e instabilidade que causa chuvas. Por conta dessas características, na região Sudeste do Brasil tinha condições de tempo mais firme, com pouca ou nenhuma chuva. Enquanto no Nordeste e principalmente na Bahia, ocorreram diversos casos de chuvas e ventos intensos”, explicou Laurizio Alves, meteorologista.

Outros fenômenos que podem causar chuvas intensas em Salvador são frentes frias, que causam chuva intensa de curta duração acompanhada de rajadas de vento, e sistemas de baixa pressão, ou cavado, que também possuem curta duração, mas estão associados com a umidade quem vem do oceano. “São eventos que acontecem por conta dos ventos úmidos que vem do oceano, causando chuvas intensas aqui na cidade, então a gente tem vários casos de alagamento derivados desse fenômeno”, disse Laurizio.

*Com orientação da subeditora Monique Lôbo