ATIVIDADES SANITÁRIAS

Salvador promove Dia D da Saúde na Escola nesta sexta-feira (19); saiba onde

Ações acontecem em 10 unidades

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2024 às 16:22

Dia D nas escolas
Dia D nas escolas Crédito: Divulgação SMS

Com o tema “Defender a Vida, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios”, a prefeitura de Salvador, através das Secretarias de Saúde (SMS) e Educação (SMED), promove nesta sexta-feira (19), o Dia D da Mobilização Saúde na Escola 2024 em dez escolas da rede municipal (confira abaixo). 

Entre os serviços e ações estão: atualização da caderneta vacinal; atividades de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção da saúde mental e saúde bucal, e prevenção de violências.

Desde o início da mobilização, em 08 de abril, as atividades acontecem em 168 unidades escolares com adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), beneficiando mais de 55 mil alunos. O objetivo é realizar ações de promoção da saúde e prevenção de agravos através do desenvolvimento de atividades educativas no ambiente escolar. 

Em 2023, foram realizadas 9.323 atividades educativas assistenciais no ambiente escolar através dos profissionais da saúde em parceria com os da educação. A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressalta o propósito de fortalecer os vínculos entre educação e saúde para a prevenção de agravos.

“A mobilização Saúde na Escola busca reduzir o risco de adoecimento da população por doenças imunopreveníveis, além de conscientizar os estudantes sobre prevenção e combate à dengue, por exemplo. Durante as atividades, fazemos isso de uma forma leve, lúdica e interativa dentro do próprio ambiente escolar. A garotada aprende de forma fácil e acaba virando multiplicadora das informações nos ambientes familiar”, declarou.

De acordo com o secretário da Educação, Thiago Dantas, trata-se se de um programa de grande importância para os alunos e toda a comunidade escolar. “Fruto de mais uma parceria da Saúde e da Educação em Salvador. São ações de cuidados com a saúde, de promoção do conhecimento e da conscientização, bem como de prevenção de doenças. Tudo isso influencia no bem-estar dos nossos estudantes, na redução do absenteísmo e no melhor rendimento escolar", afirma.

PROGRAMAÇÃO DIA D - 19/04/2024; das 08h às 11h; 13h às 16h:

Creche e Pré-escola Primeiro Passo Tubarão (Subúrbio Ferroviário);

Escola Municipal de Canabrava (Canabrava);

Escola Municipal Professor Antônio Carlos Onofre (Federação);

Escola Municipal Martagão Gesteira (Brotas);

Escola Municipal Professor João Fernandes da Cunha (Itapuã);

Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus (Uruguai);

Escola Municipal Gisélia Palma (Liberdade);

Creche e pré-escola Primeiro Passo X (Cajazeiras);

Centro Municipal de Educação Infantil Paroquial de Santana (Pelourinho);

Escola Municipal Centro Comunitário Frei Leônidas Menezes (Pernambués).