'Tanto faz se eu gosto mais, se eu gosto menos', diz Wagner sobre relação com Rui Costa

O racha entre eles  fico explícito quando Wagner criticou abertamente a indicação da esposa de Rui, Aline Peixoto, para uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2024 às 20:10

Wagner e Rui Costa
Wagner e Rui Costa Crédito: Divulgação

O senador Jaques Wagner (PT) falou, em entrevista ao jornal O Globo, sobre a sua relação com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Questionado pela reportagem se havia um abalado dos correligionários, Wagner respondeu: “as pessoas vivem querendo botar uma cunha (rachadura) aí. Não vou botar. Tanto faz se eu gosto mais, se eu gosto menos, se ele gosta mais ou menos. Nós construímos uma história. Não vou jogar fora. Cada um tem seu estilo. É óbvio que eu tenho um cacoete mais da política, ele tem mais o da gestão. A pergunta que tem que ser feita é se quem colocou ele lá (como ministro da Casa Civil) está gostando. E eu posso dizer que sim”.

Wagner e Rui Costa vivem em atrito desde a eleição de 2022, quando o hoje ministro tensionou para ser candidato a senador. Na época, Wagner queria que o aliado permanecesse como governador da Bahia para fazer a sucessão. De lá para cá, a relação entre eles não deu sinal de melhorar. Pelo contrário, segundo publicou o jornal Folha de S. Paulo no final do ano passado, eles duelam em guerra fria no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O racha ficou ainda mais explícito no início do ano passado, quando Wagner criticou abertamente a indicação da esposa de Rui, Aline Peixoto, para uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia. Enquanto aliados confirmam a briga interna, ambos afirmam em público que seguem afinados e com boas relações.

Jaques Wagner e Rui Costa são amigos há mais de 40 anos e despontaram como líderes do antigo Sindicato dos Químicos e Petroleiros, uma das entidades sindicais mais fortes do Polo Industrial de Camaçari.