Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Tradição e crime: apesar da Lei, 'guerra de espadas' acontece em Periperi; veja vídeo

Vídeos mostram combates

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 20 de junho de 2025 às 11:21

Periperi tem
Periperi tem "guerra de espadas" e cenas são compartilhadas em redes sociais Crédito: Divulgação

Em Periperi, Subúrbio de Salvador, a "guerra de espadas", mesmo proibida, já acontece. Pelo menos é o que indicam as imagens que circulam nas redes sociais desta sexta-feira (20). Os vídeos, que teriam registrado os duelos, mostram os espadeiros  em uma das praças do bairro na noite desta quinta (19).  Em vídeos que circulam nas redes sociais, enquanto a batalha acontece, curiosos acompanham de longe. 

A "guerra de espadas" é proibida em Salvador desde 2011, por decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), apesar de ser vista por muitos moradores como uma manifestação cultural, passada de pai para filho há décadas.  A prática é considerada crime pelo Código Penal Brasileiro, pois envolve o uso de artefatos explosivos ilegais. 

Embora o episódio desta quinta, não há informações do comparecimento da polícia no local. A reportagem pediu um posicionamento da Polícia Militar se teve conhecimento do fato. Até o momento, não há resposta.