Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Vaquejada de Serrinha volta a ser realizada após três anos

Evento acontece entre 6 e 10 de setembro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2023 às 23:07

Cavalgada da última Vaquejada de Serrinha antes da pandemia, em 2019
Cavalgada da última Vaquejada de Serrinha antes da pandemia, em 2019 Crédito: Divulgação

Após três anos de pausa por conta da pandemia, a tradicional Vaquejada de Serrinha, realizada na cidade localizada a cerca de 170km de Salvador, está de volta. O evento, que está agora em sua 54ª edição, teve início nesta quarta-feira (6) e vai até domingo (10), no Parque de Vaquejada Maria do Carmo.

"Serrinha é conhecida em todo o Brasil como a capital da Vaquejada, o Maracanã das vaquejadas. Toda a cidade e a economia local e também das cidades circunvizinhas se preparam para o evento", diz Carlinhos Serra, sócio administrador do Parque Maria do Carmo.

De acordo com a produção do evento, a estimativa de público para este ano é acima de 100 mil pessoas, entre pagantes e não pagantes. O número equivale a 20 mil pessoas a mais que a quantidade de habitantes da cidade, com base no censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Vaquejada de Serrinha, um dos maiores eventos do tipo no país e autodeclarada ‘a maior vaquejada do mundo’, teve início em 1967, como uma confraternização dos vaqueiros da região. A festa ocorre sempre próximo ao dia sete de setembro, feriado nacional da Independência do Brasil.

Nos dois primeiros dias de festa, a programação será totalmente voltada para a tradição da vaquejada. O início foi às 6h, com as categorias amador, aspirante, feminino e Derby – categoria que consiste na competição de animais com ao menos seis anos hípicos. Às 18h, ocorreu a disputa do Derby.

Na quinta-feira (7), além da programação esportiva, o dia conta com a tradicional Missa do Vaqueiro, às 11h, que marcará o início oficial da Vaquejada, seguido por uma cavalgada.

A partir do dia 8, às 18h, tem início a programação musical da festa. As atrações da sexta-feira são João Gomes, Nadson "o Ferinha", Nattan, Kart Love, Léo Santana, Lulinha, Toque 10 e Iguinho.

No sábado, a partir das 15h, se apresentam Bell Marques, Xand Avião, Tarcísio do Acordeon, Thiago Aquino, Tierry, Pablo, Unha Pintada, Forró do Tico e Zé Vaqueiro. Além deles, Wesley Safadão também estava entre os nomes confirmados, mas, devido a problemas de saúde, cancelou o show e anunciou uma pausa na agenda por tempo indeterminado.

No último dia de Vaquejada, domingo (10), acontecem a disputa final e as premiações. Para essa parte, a entrada será gratuita. Já os shows têm valores entre R$110 e R$500.