Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
redaç[email protected]
Cidade mais negra fora da África, Salvador não tem feriado no Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A data, que é feriado em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, está desde 2011 no calendário oficial do país, por lei federal.
A capital baiana ficou de fora, porque Salvador chegou ao limite de feriados municipais. Quando a data foi instituída, o município já estava com todos os feriados completos. Na Bahia, apenas Alagoinhas, Lauro de Freitas, Cruz Das Almas, Camaçari e Serrinha têm o feriado.
Para que o dia 20 de novembro seja considerado feriado em Salvador, seria necessário substituir outra data. Isso seria difícil, já que a maior parte dos feriados são datas históricas ou católicas e a remoção de um feriado já estabelecido poderia causar polêmica.
O 20 de novembro, definido como Dia da Consciência Negra no Brasil pela Lei Federal nº 12.519/2011, foi idealizado na década de 1970 pelo pesquisador gaúcho Oliveira Silveira e pelo Grupo Palmares de Porto Alegre (RS).
Veja a lista: