Argentina vai às urnas neste domingo para escolher novo presidente

Pesquisas mostram país dividido

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2023 às 10:19

Milei e Massa disputam eleição
Milei e Massa disputam eleição Crédito: Divulgação

Cerca de 35 milhões de argentinos vão às urnas neste domingo (19) em uma eleição que tem polarizado o país. O ultraliberal Mileie e o peronista de centro-esquerda Massa se enfrentam na disputa pela Casa Rosada. 

No primeiro turno, em 22 de outubro, Massa, atual ministro da Economia, surpreendeu conquistando 36,7% dos votos, contra 29,9% de Milei — mas 33,24% dos eleitores não votaram em nenhum dos dois candidatos. O destino desses votos dados a outros candidatos, e dos indecisos, deve definir a eleição. 

Terceira colocada na disputa, a conservadora Patricia Bullrich recebeu 23,8% dos votos e agora fora da corrida eleitoral decidiu apoiar Milei. Com uma participação de 77% do eleitorado, registrou-se 21% de votos em branco, de acordo com levantamento do Focus Group da Universidade de Buenos Aires.

As pesquisas de intenção de voto apontam um disputa acirrada. A maioria mostra Milei alguns pontos percentuais à frente ou dois tecnicamente empatados, ou seja, a eleição deve ser decidida por uma diferença pequena.

A votação vai das 8h até às 18h. O resultado não oficial deve sair na noite deste domingo, horas após a votação ser encerrada. A proclamação oficial do vencedor deve ser adiada para os dias seguintes, aguardando a contagem oficial, que começará 48 horas após o fechamento das seções eleitorais.