Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Brasileiro preso no Paquistão chega ao Brasil nesta terça

Cubek foi preso em Islamabad, no Paquistão, depois de mostrar, no último dia 13, a imagem da Virgem Maria

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2011 às 17:18

 - Atualizado há 3 anos

O advogado brasileiro Rodrigo Moreto Cubek, de 30 anos, deve chegar na manhã de terça-feira (24) no Brasil. Cubek foi preso em Islamabad, no Paquistão, depois de mostrar, no último dia 13, a imagem da Virgem Maria e gritar durante as orações na Mesquita de Faisal, uma das principais do país.

Cubek foi libertado na sexta-feira (20) e aguardou, na casa do embaixador brasileiro no Paquistão, Alfredo Leoni, o primeiro voo para o Brasil. O ato do brasileiro é considerado blasfêmia pela Justiça paquistanesa e ofensa grave, alvo de punições severas pelas leis locais. Cubek mora em Curitiba.

A Justiça do Paquistão cobrou fiança de 100 mil rupias (cerca de US$ 1.180 ou R$ 1907, pelo câmbio de hoje, 23) para liberá-lo do processo judicial. O Ministério das Relações Exteriores informou que o advogado pagou com recursos próprios a fiança e a passagem de volta ao Brasil.

Cubek foi acusado de causar perturbação em local público e estimular a animosidade. O processo para libertar o advogado foi negociado pelo embaixador brasileiro. O Ministério das Relações Exteriores informou ter mantido o assunto sob sigilo por questão de segurança.

De acordo com diplomatas, havia receio de que a divulgação de detalhes sobre o processo de Cubek estimulasse reações de religiosos extremistas. Por precaução, houve reforço do esquema de segurança da Embaixada do Brasil, sediada em Islamabad.

Em depoimento no Paquistão, o advogado disse ter tentado entrar na área da mesquita, reservada para os religiosos, porque ouviu vozes que lhe transmitiam orientações, como gritar e mostrar a imagem da Virgem Maria. As informações são da Agência Brasil.