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Vitor Rocha
Publicado em 26 de novembro de 2024 às 22:04
Um gerente brasileiro de uma unidade do Burger King em Portugal foi indenizado em € 4 mil (cerca de R$ 24 mil) após ser alvo de insultos por parte do diretor da loja. Entre as ofensas, o superior teria afirmado que “brasileiros deveriam mesmo era ir levar no c*” e chamado o funcionário de “burro e incompetente”. No mês passado, o Tribunal de Évora, em Portugal, determinou que a franquia de fast-food pagasse a indenização ao gerente, contratado em 2022.
O conflito começou em 2023 quando um cliente português exigiu atendimento prioritário e insultou outro funcionário brasileiro. O gerente defendeu o colega, mas o diretor, amigo do agressor, exigiu que ele pedisse desculpas e devolvesse o dinheiro ao cliente. Além disso, o diretor teria informado que o funcionário seria transferido da unidade e afirmado que brasileiros “gostam de dar uma de espertos”.
As ofensas, proferidas na frente de outros trabalhadores, foram consideradas humilhantes pelos juízes João Luís Nunes, Paula do Paço e Emília Ramos Costa, responsáveis pela decisão.
“É injustificado e ofensivo à dignidade do autor que o réu tenha exigido que pedisse desculpas, sem que conste que tivesse tido um comportamento incorreto com o cliente. [...] Ainda que se possa considerar que um trabalhador não realiza o trabalho com a qualidade e quantidade que é exigida, haverá outras formas de lhe transmitir insatisfação”, diz o texto.
Com informações do Jornal de Notícias