Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Holandesa finge estar viajando e engana família e amigos com Photoshop

Jovem de 25 anos forjou "viagem dos sonhos" para mostrar a manipulação nas redes sociais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2014 às 18:05

 - Atualizado há 2 anos

Foto: Reprodução/FacebookPara completar um trabalho acadêmico, a holandesa Zilla Van Den Born, de 25 anos, forjou uma "viagem dos sonhos" para o Cambodia e a Tailândia sem nem sair de sua casa, em Amsterdam.

Usando bastante Photoshop e publicando as fotos em redes sociais, a estudante de design gráfico convenceu amigos e familiares de que estava viajando. Ela, inclusive, falava com os pais por Skype usando um quarto personalizado com decorações de natal, montado estrategicamente para enganá-los.Tudo foi feito muito bem pensado desde o dia da partida. Zilla pediu aos pais que a levassem ao aeroporto mais próximo. Lá, ela voltou para casa de trem e, para fazer registros mais reais, chegou a visitar comunidades budistas na cidade.A maioria das fotos, porém, era feita em casa. Para simular as águas cristalinas das praias, por exemplo, Zilla usou a piscina de casa, modificada no computador.

Toda a invenção teve um motivo. Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Zilla explicou que queria mostrar a manipulação das redes sociais. “Fiz isso para mostrar para as pessoas que nós filtramos e manipulamos o que a gente posta nas mídias sociais. Criamos um mundo ideal online no qual não se pode mais encontrar a realidade. Meu objetivo era provar como é comum e fácil para as pessoas distorcerem a realidade”.

[[galeria]]