Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Livro revela falas finais na cabine do voo 447: 'vamos cair, não é possível'

Relatório indica que o copiloto com menos horas de voo estava no comando do Airbus da Air France

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2011 às 16:47

 - Atualizado há 2 anos

Um livro lançado nesta quinta-feira (13) na França revela novos trechos da gravação com os últimos momentos na cabine do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo em 2009 quando cumpria o trajeto entre Rio de Janeiro e Paris.Intitulado "Erreurs de Pilotage" ("Erros de Pilotagem"), a publicação da editora Altipresse é de autoria de Jean Pierre Otelli, especialista em aeronáutica, e trás a transcrição da conversa entre os pilotos nos segundos finais antes de a gravação da caixa-preta ser cortada.Segundo o relatório divulgado pelo Escritório de Análise e Investigações (BEA) da aviação civil da Françano final de julho, o registro em áudio se encerra às 2h14min26. No relatório, aparecem trechos da conversa entre os dois copilotos e o comandante da aeronave.O copiloto menos experiente, Pierre-Cedric Bonin, de 32 anos e com 2.936 horas de voo, diz que possui os comandos e descreve para o colega, o copiloto mais experiente, David Robert, de 37 anos e com 6.547 horas de voo, o que está fazendo. Isso continua após o retorno à cabine do comandante de bordo, Marc Dubois, de 58 anos e com quase 11 mil horas de voo.O relatório indica que o copiloto com menos horas de voo estava no comando do Airbus da Air France quando os pitots (sensores) congelaram e a aeronave começou a cair no Oceano Atlântico em 1º de junho de 2009, deixando 228 mortos.O livro lançado em francês inclui falas que são da casa de 2h14min, ou seja, dos segundos finais da gravação. Leia abaixo:Comandante (Marc Dubois): Atenção! Erga o bico - Agora, tire!Copiloto David Robert: Agora, tire!Dubois: M... Vamos cair... Não é possívelCopiloto Pierre-Cedric Bonin: Mas o que está acontecendo? (fim da gravação)Norma europeia e memória dos tripulantesTanto o BEA quanto a Air France divulgaram notas condenando a divulgação das falas no livro e afirmando que isso fere a norma europeia. Também afirmam que o ato fere a memória dos tripulantes, mortos na tragédia.A editora de "Erreurs de Pilotage" afirmou que, no momento, não há perpectiva para lançar uma versão do livro em português.Relatório do BEAO comando do avião mudou de mãos às 2h13min45, quando Robert, segundo o BEA, diz para o copiloto com menos horas de voo que irá pegar os comandos. Conforme o BEA, Robert diz a Bonin: "Então me passe os comandos, me dê os comandos".Com base nesse dado, assume-se que, durante as falas mostradas pelo livro, quem estava no comando era o copiloto mais experiente, David Robert.Pela descrição, durante a queda e após a perda das informações de voo devido ao congelamento dos pitots, Bonin diz aos colegas que está cabrando (elevando o bico do nariz) da aeronave, o procedimento que, segundo o BEA, foi errado para reverter a situação de estol (perda de sustentação do avião), que começou a cair. Quando o alarme de estol começou a tocar, os pilotos deveriam ter jogado o bico do avião para baixo.Leia, a seguir, os trechos das falas gravadas na cabine do voo 447 que foram divulgados em julho pelo BEA:2h11min21 - Robert - Nós ainda temos os motores. O que está acontecendo (...)?2h11min32 - Bonin - (...) eu não tenho mais os controles do avião. Eu não tenho nenhum controle do avião.2h11min38 - Robert - Vire à esquerda2h11min41 - Bonin - Eu tenho a impressão (que temos) a velocidade2h11min43 - (Barulho de abertura da porta da cabine)Dubois - O que vocês estão fazendo?Robert - O que está acontecendo? Eu não sei, eu não sei o que está acontecendo2h11min52 - Dubois - Então peguem os comandos logo2h11min58 - Bonin - Acho que temos um problema, que tem muita variação.Dubois - Sim.Bonin - Não tenho mais nenhuma indicação2h12min04 - Bonin - Tenho a impressão que nós estamos numa velocidade maluca, não? O que vocês acham?2h12min07 - Robert - Não sei, mas não solte (...)2h12min13 - Robert - O que você acha? O que você acha? O que devemos fazer?2h12min15 - Dubois - Eu não sei. Está descendo.2h12min26 - Robert - A velocidade?2h12min27 - Robert - Você está subindo. Você está caindo, caindo, caindo2h12min30 - Bonin - Mas eu estou caindo?Robert - Caindo2h12min32 - Dubois - Você está subindo2h12min33 - Bonin - Eu estou subindo? Ok, então vou descer2h12min42 - Bonin - Quanto subimos?2h12min44 - Dubois - (...) não é possível!2h12min45 - Robert - Como está a altitude?Bonin - Estamos caindo ou não?Robert - Agora você está caindoDubois - Coloque as asas na horizontalBonin - É o que estou tentando fazerDubois - Coloque as asas na horizontal2h13min25 - Bonin - O que está havendo... Por que nós continuamos caindo?2h13min28 - Robert - Tente encontrar um jeito de acionar os comandos lá pra cima, os principais etc.2h13min36 - Bonin - Nove mil pés2h13min39 - Robert - Sobe, sobe, sobe, sobe2h13min40 - Bonin - Mas eu estou empinando já há algum tempoDubois - Não, não, não, não suba maisRobert - Agora caindo2h13min45 - Robert - Então me passe os comandos, me dê os comandos2h14min05 - Dubois - Atenção, você está subindo.Robert - Estou empinando?Bonin - Bem, é o que nós devemos fazer, estamos a 4 mil pés2h14min18 - Dubois - Então puxa.Bonin - Puxa, puxa, puxa, puxa2h14min26 - Fim das transmissões. As informações são do G1.