Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Menino de 12 anos morre após participar de desafio da internet

Caso serve de alerta para os perigos de 'brincadeiras' virtuais

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 1 de julho de 2025 às 08:55

Sebastian morreu no
Sebastian morreu no "Desafio do Apagão" Crédito: Reprodução

Um menino de 12 anos morreu após participar de um desafio perigoso na internet, conhecido como "Desafio do Apagão", que consiste em provocar o desmaio por meio de autossufocamento. Identificado apenas como Sebastian, o garoto faleceu na última sexta-feira (27), em Castleford, na Inglaterra, após ser socorrido, mas não resistir.

De acordo com o jornal local "Yorkshire Live", a polícia foi chamada por paramédicos que estavam "preocupados com a segurança de uma criança" no local. Sebastian foi levado ao hospital, mas não sobreviveu. As causas exatas do óbito ainda estão sob investigação, mas as autoridades não consideram o caso suspeito.

A família do menino iniciou uma campanha on-line para arrecadar fundos para o funeral. Agnieszka Czerniejewska, organizadora da vaquinha, explicou que Sebastian perdeu a vida por causa do desafio. "Seus pais lhe deram todo o amor e carinho do mundo, mas aquele momento online mudou tudo", disse.

A página da campanha descreve Sebastian como um garoto cheio de vida: "Ele tinha apenas 12 anos. Um menino cheio de sonhos, paixão e um talento incrível. Aprendeu sozinho a tocar violão e teclado e adorava desenhar. Sempre sorridente, gentil e cheio de alegria. Todos que o conheceram ficaram tocados por seu espírito gentil. Ele teve pais amorosos que fizeram tudo o que podiam para lhe proporcionar uma infância segura e feliz. Eles teriam lhe dado as estrelas. Infelizmente, um breve momento mudou tudo. O que aconteceu é uma tragédia indescritível. Nenhum pai deveria ter que enterrar seu filho. Ninguém deveria suportar tamanha tristeza".

Riscos do desafio viral

Segundo o The Independent, em 2022, pelo menos 20 mortes foram relacionadas ao "Desafio do Apagão", sendo 15 delas de crianças com até 12 anos. A prática também chegou ao Brasil. Recentemente, vídeos de estudantes de uma escola em Araxá, Minas Gerais, circularam na internet, mostrando alunos induzindo colegas ao desmaio por meio de técnicas de sufocamento.

A brincadeira, que provoca uma sensação passageira de euforia devido à falta de oxigênio, pode levar a consequências graves, como convulsões, danos cerebrais e morte. Czerniejewska destacou que a perda de Sebastian serve como um alerta para os pais. "Pergunte o que eles assistem, com quem conversam, o que os inspira. Esteja presente. Não presuma: 'Meu filho jamais faria isso'. O mundo on-line pode ser tão perigoso quanto o mundo real, às vezes até mais", afirmou.