Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Morre, aos 89 anos, ex-presidente uruguaio Pepe Mujica

Ex-político estava em cuidados paliativos por conta de um câncer de esôfago

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 13 de maio de 2025 às 17:16

Pepe Mujica
Pepe Mujica Crédito: Reprodução/ Instagram

Faleceu nesta terça-feira (13) o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica, aos 89 anos. O político lutava contra um câncer de esôfago desde 2024 e estava em estado terminal. As informações são da CNN e do UOL.

Em entrevista a uma emissora de rádio uruguaia, a esposa de Mujica, Lucía Topolansky, contou, na última segunda-feira (12), que ele estava em fase de cuidados paliativos. "Estou com ele há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim; foi o que prometi. O que tentamos fazer é preservar a privacidade da nossa família, mas com um personagem como o Pepe, é meio impossível", disse Lucía ao jornal.

A doença foi descoberta por acaso em um check-up de rotina. Ainda em 2024, ele realizou radioterapia e, após a remissão do câncer, precisou realizar uma cirurgia. Mujica chegou a ser internado por quatro vezes no mês de setembro em decorrência dos efeitos do procedimento radioterápico. Em janeiro deste ano, ele anunciou o fim do tratamento, após chegada do câncer ao fígado.

Mujica atuou como deputado, senador e ministro da Agricultura antes de ser eleito presidente do país. Foi presidente do país latino-americano de 2010 a 2015. Sob seu governo, o Uruguai passou por reformas progressistas que incluíram a descriminalização do aborto, legalização do casamento homoafetivo, que permitiu casais homossexuais adotarem filhos, e legalização do uso da maconha.