Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Papa Leão 14 criticou Donald Trump e vice no X: "Você não vê o sofrimento?"

Novo pontífice republicou posts sobre a política de imigração do governo Trump

  • Foto do(a) author(a) Yan Inácio
  • Yan Inácio

Publicado em 8 de maio de 2025 às 18:55

Papa Leão 14 e Donald Trump
Papa Leão 14 e Donald Trump Crédito: Reprodução

Robert Prevost, ou Leão 14, novo líder da Igreja Católica eleito nesta quinta-feira (8), após dois dias de Conclave, está antenado nas redes sociais. Celebrado por Donald Trump após a decisão dos cardeais, o novo papa tem conta no X, antigo Twitter, e já usou seu perfil para criticar o presidente dos Estados Unidos e seu vice, J.D. Vance.

A última publicação de Prevost na plataforma é o retuite de uma publicação do escritor católico Rocco Palm na qual ele critica a deportação de um homem salvadorenho residente nos Estados Unidos. No post, o autor ironiza o fato e diz que Trump e Nayib Bukele, presidente de El Salvador, usaram o gabinete do mandatário americano para realizar a deportação ilícita do rapaz.

No post, Rocco também cita um texto do Bispo Evelio Menjivar, auxiliar da arquidiocese de Washington. "Você não vê o sofrimento? Sua consciência não está perturbada? Como você consegue ficar quieto?", pergunta o bispo em coluna no Catholic Standard, jornal semanal oficial da arquidiocese de Washington.

Republicação de Robert Prevost Crédito: Reprodução/X

Em outro tweet postado no dia 13 de fevereiro, o pontífice compartilhou um artigo da America, revista publicada por jesuítas dos EUA. O texto do padre Sam Sawyer fala sobre uma carta enviada pelo Papa Francisco a bispos estadunidenses, mas que segundo a publicação é endereçada ao vice-presidente J.D Vance, que citou o conceito católico de “ordo amoris” para justificar o programa de deportações em massa de imigrantes nos Estados Unidos.

“Existe um conceito cristão que diz para amarmos nossa família, depois nossos vizinhos, depois nossa comunidade, depois nossos concidadãos e por fim dar prioridade ao resto do mundo”, disse Vance em uma publicação no X, no dia 30 de janeiro deste ano.

Sam Sawyer cita o grande número de católicos que votaram em Donald Trump e argumenta que os seguidores da religião não podem apoiar a ideia de que os imigrantes são criminosos perigosos apenas porque cruzaram as fronteiras para “procurar melhores condições de vida para eles mesmos e sua famílias.”

Depois que Robert Prevost se tornou o novo papa, na tarde desta quinta, Donald Trump celebrou a nomeação do cardeal norte-americano e disse estar ansioso para conhecê-lo. "Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost. É uma honra reconhecer que ele é o primeiro papa americano. Que emoção para o nosso país. Mal posso esperar para conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento verdadeiramente significativo!", escreveu o presidente no X.