13ª turma do Correio de Futuro irá enterrar cápsula do tempo no próximo sábado

minha bahia
13.02.2019, 18:02:00
Atualizado: 13.02.2019, 22:02:41
(Betto Jr/CORREIO)

13ª turma do Correio de Futuro irá enterrar cápsula do tempo no próximo sábado

Urna será reaberta em 2029, nos 50 anos do jornal

Já imaginou ter a chance de dar um recado a você mesmo no futuro? Foi nisso que a 13ª turma do Correio de Futuro pensou ao criar a ação de divulgação do produto que encerra esta edição do programa, que reúne estudantes de Jornalismo. No próximo sábado (16), as mensagens serão enterradas em cápsulas, na sede da Rede Bahia, e só serão recuperadas em 10 anos. Assinantes do CORREIO serão convidados a participar do evento.

Ao todo, serão duas urnas. Uma delas receberá mensagens dos funcionários da Rede Bahia, que responderam à seguinte pergunta: “Qual problema social você deseja ver resolvido em 10 anos?”. 

Já a outra cápsula será destinada a 10 assinantes do jornal. Para eles a pergunta foi: “Qual manchete você gostaria que o CORREIO desse daqui a 10 anos?”. Foram selecionados os leitores vencedores de um concurso realizado no Clube Correio - Acesse & Ganhe, com resultado já divulgado (veja lista).

Estagiária do CORREIO e ex-participante do programa Correio de Futuro, Fernanda Lima conta que escolheu “desigualdade social” como problema social que deseja ver resolvido e elogiou a iniciativa.

“É super interessante, porque nos confronta com o mais interessante dos temas: o tempo. Colocar no papel o que desejamos para os próximos anos é, de certa forma, começar a pensar e fazer nossa parte para alcançarmos, no que nos cabe, o que respondemos para a pergunta colocada”, opina.

Projeto
Uma das professoras da equipe de coordenação do projeto Correio de Futuro, Bárbara Souza, conta como surgiu a ideia do projeto. “Quando foi decidido o tema do nosso produto especial de conclusão do projeto, mentalmente começamos a nos desafiar e pensar em como o tempo nos transforma. Também brincamos com essa ideia de o que mudou nos últimos 10 anos", conta.

"Como somos o Correio do Futuro, decidimos fazer uma espécie de viagem ao futuro, projetando o que esperamos que aconteça”, completa ela.

Uma das responsáveis pela produção do projeto, a participante do Correio de Futuro Larissa Silva, defende a ideia da cápsula do tempo também como estratégia de divulgação entre leitores e funcionários da Rede Bahia.

“Com essa ação, pretendíamos valorizar o assinante. Depois percebemos que também poderia funcionar como estratégia de engajamento com os colaboradores”, explica.

Marina Aragão, que também faz parte da turma de Correio de Futuro e está à frente das ações, ressalta que o projeto pode funcionar tanto como ação comemorativa dos 40 anos do CORREIO quanto os 50 anos, que serão festejados em 2029. 

“A ação encaixa com a proposta do ‘Chegue Junto’, que é o tema da comemoração do aniversário do jornal. Além disso, daqui a 10 anos, o desenterramento da cápsula pode, também, fazer parte da festa dos 50 anos”, detalha.

O programa
Essa é a 13ª turma do Correio de Futuro, projeto que começou em 2011. O programa, com duração de três meses, já produziu diversos conteúdos especiais para o jornal e site do CORREIO. Dos 122 alunos, 45% foram chamados para trabalhar no jornal. Outros foram para grandes veículos da imprensa baiana, como iBahia e TV Bahia. O projeto é realizado pelo jornal CORREIO, com patrocínio da Sotero Ambiental e apoio da Faculdade Social da Bahia.

* Sob supervisão da subeditora Fernanda Varela


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/capita-marvel-nem-estreou-e-ja-tem-homem-boicotando/
Tudo por causa de um pedido da protagonista, Brie Larson, por mais inclusão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luisa-sonza-sera-convidada-do-trio-de-ivete-sangalo-em-salvador/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pabllo-vittar-anuncia-clipe-de-buzina-para-antes-do-carnaval/
A música mais animada do mais novo disco da drag deve ser sua aposta para o Carnaval
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-da-tv-sai-de-baixo-chega-aos-cinemas/
Elenco é o mesmo do programa, com exceção de Cláudia Jimenez
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/falha-tecnica-deixa-trens-e-estacoes-do-metro-lotados/
CCR Metrô diz que falha foi provocada por vandalismo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fogo-em-piraja-comecou-em-espaco-alugado-pelo-sebrae/
Papéis, documentos e materiais de escritório foram atingidos pelas chamas; ninguém ficou ferido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-mercury-e-entrevistada-ao-vivo-sobre-carnaval-2019/
Cantora abre cobertura especial do CORREIO sobre a maior festa popular da Bahia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/inimigo-saiba-quem-e-o-diretor-da-globo-citado-por-bolsonaro-em-audio-vazado/
Discussão sobre reunião com representante de emissora derrubou Bebianno
Ler Mais