13º dos aposentados: veja como fazer bom uso do benefício natalino

economia
02.08.2018, 06:25:00

13º dos aposentados: veja como fazer bom uso do benefício natalino

Dinheiro extra vai aquecer o setor de turismo

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A liberação de metade do 13º de aposentados e pensionistas deve movimentar o setor de turismo do estado. A expectativa do setor  é que de 8% a até 10% do valor liberado seja investido em viagens de lazer, segundo informou a Secretaria Estadual de Turismo da Bahia.

Uma das pessoas que pensam em destinar parte da grana que receberá para viagem é a aposentada Railda Lima, 62 anos – a outra parte irá para a poupança. Mas, no final do ano, ela pretende usar a grana também para fazer uma viagem, como fez nos anos anteriores.

O destino ainda não foi pensado. Ano passado, com o 13º,  Railda viajou para a cidade de Ituberá, no litoral sul do estado. “Decidi, assim que me aposentei, que iria viajar o mundo, só não conheço o exterior, mas já viajei para boa parte do Brasil. Vou deixar o dinheiro na minha poupança até o final do ano, quando pretendo viajar”, revelou.

O secretário de Turismo de Salvador,  Claudio Tinoco, orienta que as pessoas que receberem o abono e pensam em viajar que possam se antecipar logo com as compras de passagens, as quais estarão ainda em períodos de preços promocionais. 

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH), Glicério Lemos de Santana, disse que, para os próximos dias, estão sendo realizados cursos de aperfeiçoamento no atendimento a públicos específicos, e um dos principais é o dos aposentados.

“A antecipação dessa parcela do 13º é muito importante para o turismo, e faz o setor buscar se especializar mais no assunto para atender melhor a esse público”.

Veja como fazer bom uso do benefício natalino :

Dívidas Se você tiver dívidas no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito, não tenha dúvidas: quite ou diminua

Poupe   Economize, tente guardar um pouco em vez de gastar. A menos que seja necessário

Investimentos  Se decidir de fato aplicar o dinheiro, veja no seu banco o que pode ser mais interessante relacionado ao seu perfil

Liquidez  Investimentos mais interessantes aos aposentados geralmente são aqueles com mais liquidez, que são ideais para a retirada da aplicação a qualquer momento sem perder dinheiro

Saúde  Invista em qualidade de vida, agendando uma consulta anual no médico e/ou dentista. Se for necessário, o abono   também pode ser útil para algum tratamento ou na compra de medicamentos

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas