36 influenciadores do Nordeste para seguir e aprender mais sobre os estados

O Brasil amou o pernambucano Gil do Vigor e a paraibana Juliette Freire. Veja lista de mais gente autêntica para conhecer

  • Foto do(a) author(a) Hilza Cordeiro
  • Hilza Cordeiro

Publicado em 9 de maio de 2021 às 15:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Reprodução/Instagram

“Eu não vim do lixo para perder para basculho”. Saída da boca de Gil do Vigor, essa frase virou meme fora do Big Brother Brasil 21 e deixou interrogações nas cabeças de muita gente, inclusive de quem vive nos próprios estados de origem do agora ex-BBB. Os estados do Nordeste são bem diversos e há diferenças mesmo internamente. Quem mora em Recife fala diferente de quem vive em Petrolina. Os bordões que foram ditos por Lumena Aleluia no programa, como “pegue a visão” e “grandão, meu parceiro” são típicos das ruas de Salvador, mas nem tão comuns no interior da Bahia.

Para quem não convive com pessoas dos nove estados do Nordeste, a internet pode ser uma grande aproximadora neste processo de aprender mais sobre as culturas de cada lugar e, por isso, o CORREIO selecionou, com a ajuda de moradores, 36 influenciadores digitais para quem quer conhecer melhor a pluralidade nordestina.

Mestra em comunicação e cultura contemporânea pela Ufba, a relações públicas Allana Gama estuda influencers e adianta que, à medida que estes profissionais da internet expõem as suas rotinas, os locais que frequentam, os seus costumes e pessoas ao seu redor, essas vivências vão sendo familiarizadas por quem acompanha esse conteúdo.

Consequentemente, esse movimento fortalece a propagação destas realidades para quem a desconhece, tem uma visão errônea ou estereotipada dos estados nordestinos. “Por isso é importante que esses influenciadores que são e vivem no Nordeste sejam cada vez mais valorizados tanto por seguidores quanto em trabalhos publicitários”, diz.

Referência no agenciamento de influenciadoras de moda e decoração, a administradora Michaella Baratz, sócia da empresa baiana Attitude Consultoria, explica que não é que as profissionais nordestinas sejam menos valorizadas, mas que são menos vistas, talvez porque as grandes marcas estão concentradas principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, então elas acabam se voltando para o mercado do lado de lá. Ela observa que isso já vem mudando e as corporações têm procurado divulgação através das redes sociais de pessoas dos estados do Nordeste.

Na lista das 25 pessoas mais seguidas no Instagram atualmente no país, seis têm origem nos estados do Nordeste: Whindersson Nunes, do Piauí, com 51,3 milhões; Wesley Safadão, do Ceará, com 33,2 milhões; Ivete Sangalo, da Bahia, com 32,7 milhões; Daniel Alves, da Bahia, com 32,1 milhões; Simone Mendes, da Bahia, com 30,9 milhões e, agora, Juliette Freire, da Paraíba, com 27,6 milhões, também integra o ranking. 

A campeã do BBB, aliás, foi elevada ao nível de “Namoradinha do Brasil” e quebrou um recorde mundial da rede social: é dona da foto que conquistou um milhão de curtidas em tempo mais rápido, apenas três minutos, derrubando o posto da cantora estadunidense Billie Eillish (e também da própria Juliette), com seis minutos. “Temos várias Juliettes no Nordeste que precisam ser descobertas por grandes marcas. O mercado vem crescendo muito e, com a pandemia, marcas investiram bem no marketing digital com influenciadores”, diz Michaella.

Responsável pelo núcleo de marketing de influência da Rede Bahia, Danielle Pimenta diz que as marcas estão entendendo que existem muitas diferenças entre o que costumavam englobar na caixinha Nordeste, ainda hoje vista como uma coisa única.

Ela conta que as empresas que adentram no universo dos estados nordestinos com o verdadeiro intuito de fazer alguma ação com substância já sabem que não dá para falar com o público de João Pessoa, na Paraíba, do mesmo modo como se fala com o público de Salvador. “Sou otimista e tenho visto uma galera de influenciadores fazendo trabalhos bacanas, focando em construir conteúdo e formar uma comunidade”, diz.

Alagoas Nide Lins, jornalista de gastronomia e turismo, mãe de gatosThiago Careca, empreendedorismo de franquia e humorThatynha, dicas de consumoAline Rijo, esteta e designer de produtosBahia Cecília Senhorinha, atriz e designer de interioresO Cleidson, humorista, fala sobre relacionamentosNoah Álef, modelo, indígena PataxóAmanda Dias do Grana Preta, educadora financeiraHelen Malfeitona, engenheira, dark e especialista em tatuagem ‘peba’Ceará Leila Germano, podcaster, ativismo e skincareMax Petterson, guia de turismo, vive em ParisKaio Olivera, vídeos de humorRochele Santrelly, transformistaMaranhão Luanne Holanda, modelo, fala sobre moda conscienteEdelson Ribeiro, o Sobrevivente 13, humor com receitas estranhasPolly Oliveira, escritora feministaSmith Jhonny, empreendedor, paiParaíba Paulo Moreira, quadrinista da graça e da esculhambaçãoThardelly Lima, mestre em teatro e ator de BacurauCarol Figueiredo, social mediaGaby Bezerra, mãe e empresária

Pernambuco Ademara, atriz, jornalista e humoristaOrlandinho - Rei do Piseiro, ex-jogador de futebol e coreógrafo de bregaRayane Menezes, designer de modaJéssica Miranda, filósofa, feminista radical

Piauí

Iaanks, ilustradora, mestranda em artes visuaisLeuriscleia Gutierrez, personagem de humorMonalysa Alcântara, modelo, Miss Brasil Universo 2017Fernanda Aguiar, engenheira, fala sobre moda e relacionamento lésbico

Rio Grande do Norte Raphael Dumaresq, produtor cultural e artistaIvan Baron, fala de inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD)Alice Carvalho, atrizAureliano Medeiros, escritor e ilustrador

Sergipe Clara Fagundes, comunicóloga e futurologistaEugênio Catingueira, roteirista e parodistaKlox, DJ e dragNay Dantas, mãe e empresária têxtil.