550 kg de cocaína são apreendidos escondidos em carga de uva no porto de Salvador

Essa é a quinta apreensão realizada este ano no local

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2020 às 08:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Receita Federal

A Receita Federal e a Polícia Federal encontraram 550 kg de cocaína escondidos em uma carga de uva, na tarde de segunda-feira (11), no porto de Salvador. A droga estava em uma carga que seria embarcada num navio para a Europa, tendo o porto de Roterdã, na Holanda, como destino final. A droga apreendida está avaliada em R$103  milhões. Esta foi a quinta apreensão de cocaína no porto este ano.

Como nas apreensões anteriores, há a suspeita de que foi usada a técnica criminosa denominada “rip-off modality”, termo que consta do glossário do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e define as apreensões em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores. (Foto: Divulgação/Receita Federal) A droga foi encaminhada para a Polícia Federal, que dará prosseguimento à investigação. A apreensão é resultado do trabalho ininterrupto da aduana, o qual envolve análise e gerenciamento de risco, além de uso intensivo de tecnologia.

No fim da tarde do dia 27 de abril, a Receita já havia encontrado 1,1 tonelada de cocaína, no porto de Salvador, numa carga de manga, que seria embarcada num navio para a Europa, tendo também o porto de Roterdã, na Holanda, como destino final. A droga apreendida está avaliada em R$ 201 milhões.

Já no dia 20 de abril, a Receita Federal, em operação conjunta com a Polícia Federal, localizou 800 kg de cocaína no porto de Salvador. A droga estava dentro de uma carga de manga, que seria embarcada em um navio com destino final no porto de Roterdã, na Holanda.