5G no Brasil: o que essa tecnologia irá mudar no nosso dia a dia?

minha bahia
13.07.2022, 15:33:00

5G no Brasil: o que essa tecnologia irá mudar no nosso dia a dia?

Episódio discute as mudanças com a chegada da nova tecnologia no país

No último dia 6 de julho, Brasília se tornou a primeira cidade do Brasil a receber o sinal da tecnologia 5G.

Planejada desde novembro de 2021 com o 'Leilão do 5G', a tecnologia chega ao país com a possibilidade de se tornar uma ferramenta fundamental e inovadora para diversos setores da sociedade, desde indústrias em vários ramos, até a palma das mãos dos usuários de celular. Dez anos após a chegada do 4G, o que essa nova tecnologia para apresenta para nós? Quais são as diferenças dessa 5ª geração em comparação com as anteriores e em que circunstâncias essa nova frequência poderá ser usada em benefício da população?

Para ajudar a responder essas questões, o episódio 56 do O Que a Bahia Quer Saber recebe o diretor executivo da Accenture, Paulo Tavares. O gestor é especialista em telecomunicações e responsável pela rede 5G na América Latina, conduzindo a empresa conhecida por fazer consultorias de gestão e tecnologia. Paulo explica por que a tecnologia 5G se destacada das versões anteriores e dá detalhes sobre a potência que terá quando for usada em larga escala no país. Além da velocidade, o que torna as interações online praticamente instantâneas, a nova tecnologia dará cobertura a um número muito maior de pessoas conectadas.

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

Sobre seu uso para além da internet móvel, Paulo Tavares conta como as indústrias podem se apropriar dessa ferramenta e transformar processos dentro das empresas, dando um passo em direção a automatização de diversos serviços e produtos para a população. Manufaturas agrícolas, da área da saúde e tecnologia serão algumas das áreas beneficiadas. Após o período de implantação do 5G na Europa, já é possível olhar para o Brasil e imaginar de que forma a tecnologia poderá ser aplicada daqui em diante.

O podcast ainda informa quando o sinal do 5G chega para a população do estado da Bahia e explica por que nem todos os aparelhos celulares vão conseguir se conectar com a nova tecnologia.

Esse episódio tem produção, narração e edição de Vinícius Harfush.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:

Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.


Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.


Castbox:


Deezer:


Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.


Google Podcasts:


Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.


Outros aplicativos


Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.


Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas