72% querem volta às aulas presenciais só com vacina, diz Ibope

Dez estados seguem sem data prevista de retorno, incluindo a Bahia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de setembro de 2020 às 13:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo AFP

A volta às aulas presenciais segue sem previsão em boa parte do Brasil, incluindo a Bahia. E uma pesquisa Ibope revelou que 72% dos entrevistados têm a opinião de que os alunos só devem voltar às escolas depois que uma vacina contra o coronavírus estiver disponível.

Feita a pedida de O Globo, a pesquisa aconteceu entre 21 e 31 de agosto, pela internet, ouvindo 2.626 brasileiros com mais de 18 anos, das classes A, B e C.

Somente um estado já está com aulas presenciais no país - o Amazonas. São Paulo e Rio Grande do Sul retomam amanhã, enquanto Rio de Janeiro, Piauí, Pernambuco e Pará já têm datas previstas para a volta, que vão da segunda (14) até outubro. Todos seguem protocolos e planos para uma volta escalonada. O Acre está em fase de planejamento. Os outros 10 estados ainda não têm data definida - caso da Bahia.

Na pesquisa, 54% dos entrevistados concordaram totalmente com a afirmação de que o aluno só deve voltar quando houver uma vacina; 18% concordam parcialmente; 12% não concordam, nem discordam. Outros 7% discordam parcialmente e 6% discordam completamente. 3% não souberam responder.