'A ausência do meu pai foi muito forte na minha vida', diz Érico Brás

Ator da Globo é o padrinho da edição 2019 da campanha de reconhecimento de paternidade da Defensoria; veja como fazer o teste de graça

  • Foto do(a) author(a) Eduardo Dias
  • Eduardo Dias

Publicado em 8 de agosto de 2019 às 18:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro AKin Nassor/CORREIO

Ana* terminou o relacionamento quando estava grávida e, na época, disse ao então namorado que a filha que esperava não era dele. Quando a criança nasceu, ela decidiu registrá-la sozinha, mesmo contra a vontade do ex. Nesta quinta-feira, 08, ela atendeu ao pedido do antigo companheiro e levou a filha para fazer um exame de DNA gratuito, durante o lançamento da campanha anual Sou Pai Responsável, promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE). Segundo o órgão, por ano, cerca de dois mil baianos realizam o exame por meio da Defensoria. Este ano, no primeiro semestre, já foram feitos 1.014 testes. (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) “Vim com ele e minha filha para fazer o exame e comprovar, a pedido dele, se é ou não o pai dela. Quando nós terminamos, eu havia dito a ele que ele não era o pai, ele não gostou muito”, contou Ana*.

O ex-casal foi ao mutirão da campanha na Loja do Esquadrão, na Arena Fonte Nova. Lá, fizeram a coleta de sangue para a posterior comprovação.  A campanha, que é feita anualmente desde 2007, conta com parceria dos times Bahia e Vitória. O lançamento da edição deste ano foi na Casa de Acesso à Justiça I, no Jardim Baiano."Ele ficou sabendo da campanha e me chamou para fazer o teste de comprovação. No início eu não queria, mas meu atual companheiro me orientou a vir, pois a minha filha, quando crescer, tem o direito de saber quem é o pai dela e poder ter alguém para chamar de pai”, concluiu Ana*Padrinho

A campanha da Defensoria Pública tem como padrinho o ator e humorista da Rede Globo, Érico Brás, que atua em programas como o Zorra Total e Escolinha do Professor Raimundo. Ele foi pai aos 24 anos, por escolha, mas, mesmo vivendo sem a presença paterna durante toda sua vida, diz que outras pessoas o ensinaram tudo sobre paternidade. Foi a partir daí que o ator decidiu fazer diferente e ser um pai presente para a sua filha Érica.

Érico Brás lembrou que o pai não era presente na sua vida. Segundo ele, ainda criança, percebeu que não queria repetir certos comportamentos paternos, inclusive o de ser um pai ausente. Pensava: ‘quando for pai quero fazer diferente’, acrescentando que vem se esforçando para isso.“Nunca me levou à escola, nunca foi lá saber o que fazia ou não fazia. Ele não tinha noção do que acontecia comigo.  A ausência do meu pai foi muito forte na minha vida, mas eu tive a presença de outras pessoas que me ensinaram sobre a paternidade. A minha escolha de ter uma filha, que é algo muito ímpar, já que hoje a gente vê um grande número de pessoas que têm filhos sem planejamento, automaticamente, mudou a minha responsabilidade enquanto homem e agente de transformação na sociedade", diz Érico.Ainda de acordo com o ator, abraçar essa campanha representa uma responsabilidade social. "Para mim, é entender que eu preciso, enquanto homem e enquanto pai, ajudar os outros homens a entenderem e assumirem os seus papéis”, garantiu.

Com o objetivo de sensibilizar os homens a assumirem seus papéis paternos, a campanha busca estimular tanto a participação deles no convívio e desenvolvimento dos filhos, como incentivar os mais relutantes a assumirem a paternidade de crianças sem registro.

Mês dos pais

Para a defensora pública e coordenadora da Vara Especializada de Família, Tatiane Franklin, a iniciativa visa sobretudo sensibilizar os pais a entender a importância da paternidade.“Nossa missão não é apenas oferecer testes de DNA para investigação de paternidade. É necessário conscientizar a sociedade da importância da paternidade, ajudando mesmo o pai a ser pai, para que eles se envolvam com a vida, as atividades dos filhos. Para as crianças o exemplo é um grande aprendizado”, afirmou.Segundo ela, o lançamento no mês de agosto, quando é comemorado o Dia dos Pais, foi estudado para conscientizá-los sobre a importância da presença paterna no desenvolvimento dos filhos. Além de estimular o diálogo e promover mediação e conciliação para que os reconhecimentos dos filhos sejam espontâneos, a Defensoria oferece exames de DNA gratuitos para apuração de paternidade. Desde sua criação, em 2007, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável, já assistiu mais de 23 mil pessoas.

“Em agosto as pessoas estão mais sensíveis, em razão da comemoração do Dia dos Pais. Por isso, queremos mostrar para a população a importância da figura paterna para uma família. Ao fazer uma campanha dessas, a gente chama esses pais para a responsabilidade logo nos primeiros dias de vida da criança”, disse a promotora.

Até o final do ano, com a campanha de intensificação, a coordenadora acredita que o número de exames realizados irá aumentar e pode ultrapassar até os 2.387 testes realizados em 2018.

“Daqui para a frente, a gente aumenta esse número de exames porque as pessoas começam a intensificar a procura no mês de agosto. A campanha é muito importante para sensibilizar esses pais para que procurem a Defensoria Pública para fazer esse reconhecimento e o exame gratuito”, contou.

Crianças sem registro

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, o Brasil conta hoje com mais de 5,5 milhões de crianças que não têm o registro do pai em seus documentos. A DPE não soube informar quantas crianças na Bahia vivem esse drama.  De 2015 a 2018, a média de testes de DNA realizados nas 38 cidades da Bahia onde a Defensoria está presente, é de pouco mais de 2 mil por ano.

“São vários os pais, infelizmente, que por medo, por dificuldade econômica, por terem dúvidas, não reconhecem seus filhos. É óbvio que a criança vai sofrer muito com isto. Mas o pai, quando não assume sua condição, perde também. Perde a maior relação de amor que um homem pode ter, que é por seus filhos. Porque nenhuma relação se compara quando você percebe que há uma criança que um dia vai ser tornar adulta e que depende para isso da sua assistência, dos seus cuidados”, declarou o defensor público geral Rafson Ximenes, que prestigiou o lançamento da campanha.

Apoio no futebol

Com o atendimento na Loja Esquadrão iniciado desde a segunda-feira (5), o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, destacou o papel social do clube na participação da campanha que, através do espaço cedido na loja do time, na Fonte Nova, já atendeu até a quarta-feira (7), 209 pessoas, realizando 61 exames de DNA.

“O futebol tem um poder de comunicação muito grande, mas raramente ele fala de outro tema que não seja estritamente o futebol. O Bahia tem procurado sair um pouco dessa bolha de se posicionar e falar de temas apenas ligados ao futebol para trazer o uso da comunicação para benefícios sociais”, afirmou.

Como fazer o DNA gratuito?Lojas - Para quem desejar realizar o exame de DNA em Salvador, a Defensoria Pública está realizando mutirões de forma gratuita na Loja Esquadrão, na Arena Fonte Nova, nesta sexta-feira (9), das 9 às 17 horas; e no sábado (10), até o meio-dia. E na Loja do Vitória, no Barradão, no sábado (10), a partir das 15h e, na proxima semana, de segunda-feira (12)  até a sexta-feira (16),  das 8h às 16h.

Online - Na próxima semana, o agendamento será feito no site da Defensoria, ou pelo telefone 129 (apenas de telefone fixo).

Como fazer - Basta comparecer a uma das lojas ou ao local agendado no site levando a criança e o homem que deseja comprovar a paternidade, para a coleta de uma amostra sanguínea, que depois será testada. O resultado será entregue determinando se o DNA (a herança genética) do homem e da criança são ou não compatíveis.*Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier.

*Nome trocado a pedido da fonte, para manter sua privacidade.