'A gente emociona as pessoas através do design', diz Frank Tyneski

salvador
08.11.2018, 06:15:00
Frank Tyneski: 'A atração precisa engajar' (Arisson Marinho/CORREIO)

'A gente emociona as pessoas através do design', diz Frank Tyneski

Designer americano falou sobre psico-estética para os baianos

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Algo que quem usa nunca vai esquecer de como se sentiu. Um produto que reúna design, experiência e ainda consiga se conectar com as emoções dos consumidores. Um processo de criação em que todos os setores de uma empresa colaborem nas etapas com sucesso. Todos esses aspectos poderiam definir a chamada Psico-Estética (Psycho-Aesthetics, ou P/A, no original em inglês), um conceito que revolucionou o Design Thinking. 

“A gente tem que encontrar um equilíbrio entre a engenharia e o design e criar visões para o futuro. A gente não pode começar só com ideias, mas pensar em quais problemas vamos solucionar”, anunciou o designer Frank Tyneski, que apresentou o conceito durante a oficina que ministrou no seminário Humanize-se, do Fórum Agenda Bahia 2018, que aconteceu no Quality Hotel & Suítes, nesta quarta-feira, 07. 

Para se conectar com a emoção dos clientes, Tyneski, que é presidente da RKS Design, uma empresa de design e inovação que atende desde startups a corporações multinacionais, propôs um caminho aos participantes. Segundo ele, o processo para alcançar esse objetivo é quase como um ciclo: começa com a pesquisa e vai até o chamado “momento da verdade”. 

No início, a pesquisa deve fazer uma curadoria de tendências e conduzir até mesmo estudos etnográficos. Depois, é o momento da chamada "síntese", que, entre outras ações, deve mapear zonas de oportunidade e identificar concorrentes.

Em seguida, há etapas como o desenvolvimento da marca, a execução em si e a “jornada do herói”, que promove engajamento e define formas de atrair consumidores. Ao fim, essas fases vão convergir para o momento da verdade - que significa empoderar e recompensar clientes, viralizar e criar 'heróis evangelistas'.

"Queremos atrair e precisamos fazer algo atrativo, mas a atração precisa engajar. Depois de fazer isso, na verdade, o ‘herói evangelista’ vai contar às pessoas sobre o produto e gerar uma demanda viral” (Frank Tyneski)

Todas as áreas

E ele garante que a Psico-Estética pode ser aplicada em qualquer área: desde serviços financeiros até games. “Nós gostamos de dizer que a gente emociona as pessoas através do design para o planeta, as pessoas e para a saúde”.

Um dos casos de sucesso criados pela RKS Design foi justamente a criação de uma nova garrafa para água, há aproximadamente cinco anos. A ideia era eliminar o Bisfenol-A (BPA, no inglês) do material plástico. A substância, comum em garrafas para água, pode causar danos à saúde, como o estreitamento de artérias. 

“A gente tinha que ver como as pessoas estavam usando essas garrafas de água, como era o seguimento de mercado. A maioria das pessoas usava em ambientes interiores, como academias, e eram pessoas bem ativas. Entre os pontos fracos das garrafas, estavam que eram difíceis de encher e de limpar”. 

A partir disso, Tyneski e sua empresa começaram a observar as concorrentes no mercad. Havia desde produtos de alumínio e aço até de plástico transparente. Outras prometiam material sustentável; e, por fim, tinha até uma que se dizia mais fácil de ser carregada em caminhadas em montanhas. 
O próximo passo foi identificar os usuários, separando-os em categorias criadas por perfis de uso que incluíam desde as mães que gostam de estar por dentro de tendências até os universitários apressados. 

“Começamos pensar que precisávamos de um produto elegante, minimalista, durável, sem o plástico BPA, seguro de carregar, fácil de abrir, fácil de beber, fácil de segurar. Fizemos centenas e centenas de desenhos até chegar numa ideia que parecesse boa”

Quando a garrafa foi lançada, logo teve adesão de celebridades estadunidenses. De repente, famosos como Angelina Jolie estavam sendo clicados, nas ruas, segurando essas novas garrafas por conta própria. “Nós não pagamos para que eles usassem, mas esse foi um momento de reconhecimento e a gente começou a vender que nem louco. Mas não é só isso: não é apenas uma garrafa atrativa. Ela é realmente melhor para o meio ambiente e melhor para o ser humano”, pontuou. 

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do jornal CORREIO, com patrocínio da Braskem, Sotero Ambiental e Oi, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, Consulado-Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; e apoio do Sebrae e da  VINCI Airports.

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