A Receita Federal, uma jovem senhora que completou 50 anos

artigo
28.11.2018, 05:00:00
Atualizado: 28.11.2018, 10:34:43

A Receita Federal, uma jovem senhora que completou 50 anos

A Receita completou 50 anos. Solenidades formais costumam ser pro forma. Não foi o caso da sessão especial realizada na Câmara de Vereadores de Salvador, em homenagem ao cinquentenário. O que foi dito naquela noite traz reflexões importantes sobre o papel da aniversariante.

É difícil que a sociedade perceba a dimensão do trabalho da Receita devido à limitação imposta pelo sigilo fiscal. Números em notícias não têm o mesmo apelo que nomes de pessoas.

Outro fator que interfere nesse reconhecimento é a tolerância em relação à sonegação. Sonegadores e contrabandistas não são repudiados como outros criminosos.

Foi emocionante ver a Receita ser valorizada por um advogado tributarista, que falava em nome dele e do povo de Salvador.

O vereador e ex-prefeito Edvaldo Brito, ao justificar o requerimento da sessão, citou o artigo 37 da Constituição e seu inciso XVIII, que estabelece que a administração fazendária terá precedência sobre os demais setores administrativos. Segundo ele, essa norma existe para proteger o cidadão. É a Receita que assegura o custeio da máquina pública, possibilitando o cumprimento da função social do Estado e seu desenvolvimento econômico.

Edvaldo Brito também mencionou o inciso XXII, que diz que as administrações tributárias exercem “atividades essenciais ao funcionamento do Estado”. A Receita é uma instituição do estado e não de governo. Governantes mudam, mas a Receita Federal permanece.

O representante do governador da Bahia na solenidade, o subsecretário estadual da Fazenda, João Aslan, estranhou a idade do órgão. “Como pode a Receita ser mais nova do que eu?”, brincou em seu discurso.

Na verdade, o registro de nascimento da instituição é o Decreto no 63.659, de 20 de novembro de 1968. Apesar de a atividade tributária e aduaneira estar presente desde o surgimento do Brasil, como destacou o ex-secretário da Receita Carlos Alberto Barreto, foi a partir desse marco que a instituição passou a existir na estrutura do Ministério da Fazenda.

Em função do seu espírito de vanguarda, a idade cronológica da Receita condiz com seu comportamento institucional, uma vez que atua como uma instituição jovem e com uma característica de inovação muito forte.

A declaração de imposto de renda por meio digital, nos anos 90, foi o primeiro movimento de massa bem sucedido de governo eletrônico no Brasil, quando essa expressão “governo eletrônico” sequer existia. Em cenários adversos, a Receita consegue trazer soluções que transformam o país.

Naquela noite, chegou-se à conclusão de que, como um órgão que cobra tributos, a jovem senhora Receita Federal, mesmo com dificuldade de ser querida pela população, consegue respeito e admiração dos cidadãos. Isso não é pouca coisa.


Francisco Lessa Jr é auditor-fiscal e superintendente regional

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esse-cara-vai-me-matar-luisa-sonza-fala-sobre-regressao-de-whindersson-apos-briga/
Youtuber se envolveu em confusão com influencer Carlinhos Maia; entenda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plateia-abandona-sessao-por-cenas-de-sexo-explicito-de-filme-em-cannes/
Cena de sexo bastante longa em banheiro entre personagens foi criticada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-caverna-do-dragao-e-revivido-em-live-action-para-comercial/
A recepção da propaganda foi tão boa que internautas logo pediram um filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/juntos-e-shallow-now-5-versoes-do-hit-menos-piores-que-a-de-paula-fernandes/
Tem nos ritmos forró, country e, claro, no estilo pagodão da La Fúria; ouça
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/famoso-no-video-game-drift-conta-ate-com-campeonato-brasileiro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mostra-espelhos-dafrica-exibe-filmes-realizados-no-continente/
Evento acontece até 1º de junho no Espaço Cultural da Barroquinha e na Sala Walter da Silveira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ivete-sangalo-vira-desenho-animado-em-clipe-do-canal-infantil-mundo-bita/
Cantora comentou projeto, que faz parte de nova temporada da animação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-inferno-de-volta-para-a-terra-hellboy-ganha-reboot-nas-telonas/
Novo filme estreia nessa quinta (23) e também conta a história de origem do personagem
Ler Mais