A Receita Federal, uma jovem senhora que completou 50 anos

artigo
28.11.2018, 05:00:00
Atualizado: 28.11.2018, 10:34:43

A Receita Federal, uma jovem senhora que completou 50 anos

A Receita completou 50 anos. Solenidades formais costumam ser pro forma. Não foi o caso da sessão especial realizada na Câmara de Vereadores de Salvador, em homenagem ao cinquentenário. O que foi dito naquela noite traz reflexões importantes sobre o papel da aniversariante.

É difícil que a sociedade perceba a dimensão do trabalho da Receita devido à limitação imposta pelo sigilo fiscal. Números em notícias não têm o mesmo apelo que nomes de pessoas.

Outro fator que interfere nesse reconhecimento é a tolerância em relação à sonegação. Sonegadores e contrabandistas não são repudiados como outros criminosos.

Foi emocionante ver a Receita ser valorizada por um advogado tributarista, que falava em nome dele e do povo de Salvador.

O vereador e ex-prefeito Edvaldo Brito, ao justificar o requerimento da sessão, citou o artigo 37 da Constituição e seu inciso XVIII, que estabelece que a administração fazendária terá precedência sobre os demais setores administrativos. Segundo ele, essa norma existe para proteger o cidadão. É a Receita que assegura o custeio da máquina pública, possibilitando o cumprimento da função social do Estado e seu desenvolvimento econômico.

Edvaldo Brito também mencionou o inciso XXII, que diz que as administrações tributárias exercem “atividades essenciais ao funcionamento do Estado”. A Receita é uma instituição do estado e não de governo. Governantes mudam, mas a Receita Federal permanece.

O representante do governador da Bahia na solenidade, o subsecretário estadual da Fazenda, João Aslan, estranhou a idade do órgão. “Como pode a Receita ser mais nova do que eu?”, brincou em seu discurso.

Na verdade, o registro de nascimento da instituição é o Decreto no 63.659, de 20 de novembro de 1968. Apesar de a atividade tributária e aduaneira estar presente desde o surgimento do Brasil, como destacou o ex-secretário da Receita Carlos Alberto Barreto, foi a partir desse marco que a instituição passou a existir na estrutura do Ministério da Fazenda.

Em função do seu espírito de vanguarda, a idade cronológica da Receita condiz com seu comportamento institucional, uma vez que atua como uma instituição jovem e com uma característica de inovação muito forte.

A declaração de imposto de renda por meio digital, nos anos 90, foi o primeiro movimento de massa bem sucedido de governo eletrônico no Brasil, quando essa expressão “governo eletrônico” sequer existia. Em cenários adversos, a Receita consegue trazer soluções que transformam o país.

Naquela noite, chegou-se à conclusão de que, como um órgão que cobra tributos, a jovem senhora Receita Federal, mesmo com dificuldade de ser querida pela população, consegue respeito e admiração dos cidadãos. Isso não é pouca coisa.


Francisco Lessa Jr é auditor-fiscal e superintendente regional

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sujo-de-oleo-filhote-de-tartaruga-e-encontrado-morto-em-vilas-do-atlantico/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ex-funcionario-do-domingao-do-faustao-ganha-acao-contra-globo/
Renatinho irá receber R$ 813.449,32 de indenização
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/briga-de-zeze-e-zilu-inspira-musica-de-wanessa-camargo/
Clipe tem até atores fazendo papel dos pais da cantora
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/so-sairemos-das-praias-depois-que-estiverem-100-limpas-garante-prefeito-acm-neto/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/hoje-sei-o-que-e-depressao-funcionarios-da-petrobras-fazem-desabafo/
Relatos são de famílias destruídas e gente que precisou de ajuda psicológica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-pedreiros-quebrando-coluna-de-predio-pouco-antes-do-desabamento/
Síndica do prédio, que acompanhava obra, continua desaparecida nos escombros
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tiago-iorc-estreia-turne-acustico-mtv-na-bahia-neste-fim-de-semana/
Cantor faz shows em Feira de Santana e Salvador e apresenta inéditas do álbum Reconstrução
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/petrobras-sera-multada-em-r-300-mil-caso-realize-novas-transferencias-na-bahia/
Decisão foi comemorada por funcionários, que aplaudiram oficial de justiça na Torre Pituba; assista
Ler Mais