Abril Verde: Farol da Barra terá iluminação especial a partir de hoje (15)

salvador
15.04.2019, 19:34:00
Atualizado: 16.04.2019, 12:20:17
(Foto: Divulgação Sinait-DS/BA)

Abril Verde: Farol da Barra terá iluminação especial a partir de hoje (15)

Campanha ocorre em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho

O Farol da Barra ganhará uma iluminação especial a partir desta segunda-feira (15/4), em alusão à Campanha Abril Verde, movimento mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A campanha, que segue até o próximo dia 30, tem o objetivo de promover ações para conscientizar empregados e empregadores da importância da prevenção e cuidados com a segurança e saúde no ambiente de trabalho, assim como a redução de acidentes e doenças ocupacionais, que provocam mutilação e mortalidade de trabalhadores.

Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. A cada 48 segundos ocorre um acidente e a cada 3h38 um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho no país.

Segundo as Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT), da Previdência Social, de 2014 a 2018, foram registrados 1.897.151 acidentes de trabalho no Brasil, com 6.203 vítimas fatais. Na Bahia, no mesmo período, foram 44.888 ocorrências e 272 óbitos.

"O objetivo é chamar a atenção da sociedade para as graves consequências, sociais e econômicas dos acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, buscando estimular debates que busquem a melhoria nas condições de saúde e segurança dos trabalhadores", afirmou o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho - Delegacia Sindical na Bahia (Sinait-DS/BA), que está promovendo a ação, Roberto Miguel Santos.

Número de fiscalizadores é considerado baixo
Roberto Miguel destaca que o número insuficiente de Auditores Fiscais do Trabalho contribui para o aumento do número de acidentes, uma vez que os auditores não conseguem fiscalizar todas as empresas e nem com a frequência que seria necessária para verificar o cumprimento da legislação trabalhista e das normas de segurança e saúde.

Atualmente, no Brasil, existem menos de 2,3 mil auditores em atividade, quando o número necessário, segundo ele, seriam 8 mil. Roberto afirma que este número é insuficiente para fiscalizar as mais de 7 milhões de empresas espalhadas pelo país.

Os auditores fiscais do trabalho vêm reivindicando concurso público para o preenchimento dos mais de 1,2 mil cargos vagos na carreira e a ampliação do quadro, para atender às demandas do mundo do trabalho.

O Abril Verde
O mês de abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 28 de abril. Em 1969, uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, estado dos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade. A cor verde está relacionada aos cursos da área da saúde, e por isso o símbolo da campanha Abril Verde é o laço verde. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lula-diz-que-e-um-homem-melhor-do-que-quando-entrou-na-cadeia/
Segundo a organização, 200 mil pessoas compareceram a ato em Recife
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-turma-de-criancas-em-salvador-que-aprendeu-a-nao-sentir-mais-medo/
Projeto em escola discute medo, coragem e grandes dramas da vida para crianças de até 12 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-elenco-novo-the-crown-volta-para-mais-uma-boa-temporada/
Rainha Elisabeth, até então vivida por Claire Foy, agora é interpretada por Olivia Colman
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manchas-de-oleo-voltam-a-aparecer-em-morro-de-sao-paulo/
Marinha retirou a substância no final da manhã
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pedi-que-nao-atirassem-diz-pai-de-garoto-autista-morto-em-perseguicao-da-prf-em-piraja/
Garoto era autista e estava a caminho da escola; família acusa Polícia Rodoviária Federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vitimas-de-acidente-de-aviao-na-bahia-tem-traumas-e-queimaduras-crianca-esta-entre-feridos/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tenho-visto-coisas-incriveis-diz-rincon-sapiencia-sobre-artistas-baianos/
Prestes a lançar disco, rapper paulista comemora parcerias com Attooxxa e Duquesa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/adolescente-tambem-morreu-em-acao-que-teve-motorista-de-app-executado-em-piraja/
Vídeo mostra homem assassinando condutor antes de ser morto por agentes da PRF
Ler Mais