ACM Neto afirma que deseja permanência de Rodrigo Maia no DEM

Ex-presidente da Câmara declarou desejo de deixar o partido após eleições do legislativo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2021 às 19:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

O presidente do Democratas, ACM Neto, deu entrevista à GloboNews para o programa  ‘Em Foco com Andreia Sadi’, que será veiculado na íntegra nesse domingo (7), às 20h. O ex-prefeito de Salvador falou sobre as eleições recentes no Congresso e sobre a permanência de Rodrigo Maia no partido. A GloboNews publicou trechos da entrevista nesta sexta (5). 

Durante a conversa, ACM Neto rechaçou a ideia de que o DEM foi o responsável pela derrota do bloco de Baleia Rossi, que era o candidato apoiado por Rodrigo Maia, que cogita deixar o partido.

“A decisão de ficar ou não no DEM cabe exclusivamente a ele e eu desejo que ele continue no partido, ele tem uma história no democratas, foi líder da bancada, presidente do partido e acho que ainda tem muito a contribuir na discussão interna do democratas, na formulação das estratégia de futuro do partido”, disse Neto.

Na entrevista, Neto aproveitou para negar as acusações de que o DEM negociou cargos com Bolsonaro em troca do apoio a Lira e afirmou que o partido não integra o Governo de forma oficial. A postura do Democratas será de independência.

"Independência não significa ser oposição, vou deixar claro, nós não fazemos parte da base, mas também não somos oposição ao governo (..) Outra coisa que eu tenho que registrar, de maneira muito contundente, que jamais aceitei discutir indicação de cargos, negociação de espaços, composição de governo com o presidente e nem com a sua equipe", afirmou.

Sobre 2022, Neto disse que o DEM ainda não decidiu se vai lançar candidato próprio ou se vai apoiar algum candidato.

“Nada está descartado. Eu acabei de lhe dizer aqui que a gente ainda não abriu a discussão de 2022. [..] O que está descartado, por exemplo, o DEM não vai com nenhuma posição de radicalismo, o Democratas não vai com nenhuma linha de extremismo, nós não vamos numa linha de defender uma candidatura de extrema-direita", disse.

Em seu Instagram, ACM Neto aproveitou para negar a intenção de ser candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022. Além disso, Neto afirmou que agora não é hora de discutir a próxima eleição presidencial, já que o Brasil ainda enfrenta um momento crítico da pandemia e todas as atenções deveriam estar voltadas para isso.