ACM Neto anuncia trocas de comando na Saúde, Promoção Social e prefeituras-bairro

Leo Prates assume SMS; alterações não trouxeram nomes de fora da gestão

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 9 de julho de 2019 às 16:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Valter Pontes/SecomPMS

O prefeito ACM Neto anunciou mudanças para o secretariado e na gestão das prefeituras-bairro durante entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (9), no Palácio Thomé de Souza. As alterações não trouxeram nomes de fora da gestão.

O deputado estadual Leo Prates (DEM) assumiu a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), confirmando o que já vinha sendo ventilado nos meios políticos nos últimos meses. Desde fevereiro, ele estava chefiando a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e já havia especulações de que poderia migrar para a SMS. 

O atual titular da pasta, Luiz Galvão, passou para o comando das prefeituras-bairros, assumindo o lugar de Ana Paula Matos. Ela, por sua vez, vai chefiar a Sempre, no lugar de Prates.

Neto disse que as mudanças foram para aprimorar o desempenho da gestão, fez elogios aos três gestores e destacou o trabalho em equipe como crucial para os resultados alcançados pela prefeitura. 

"Muitas das conquistas dos últimos anos se deve ao trabalho dessa equipe, que veste a camisa pra valer. Acredito no trabalho e na dedicação dos três para continuar a qualidade desse trabalho. As mudanças que fazemos é com esse objetivo, pensando na cidade e no perfil de cada um", afirmou.

Questionado se a mudança no secretariado tem relação com as eleições do próximo ano, ACM Neto foi direto.

“Eu não tomo nenhuma decisão focado em eleição. Quando eu assumi a prefeitura, em 2013, que eu tinha a perspectiva de me reeleger quatro anos depois, eu juntei minha equipe e disse ‘ninguém aqui vai pensar em eleição, porque eleição é consequência de trabalho'. Se a gente chegar com um bom trabalho, bem avaliado, e a cidade percebendo que estamos trabalhando corretamente, nós vamos ter força no processo eleitoral”, afirmou. Prefeito deu posse aos secretários nesta terça-feira (Foto: Betto Jr/ CORREIO) Objetivos Os novos secretários tomaram posse nesta terça, mas já estavam cheios de ideias para as novas pastas. Alguns falaram em metas e levaram o conteúdo até mesmo por escrito, para não deixar passar nada. Todos agradeceram pela oportunidade e prometeram dedicação total ao trabalho.

O agora secretário da Saúde, Léo Prates, disse que mudança de cargo não foi por questões eleitorais e garantiu que o interesse da população estará acima dos assuntos do partido. A meta do novo gestor é ampliar a cobertura de atenção básica e saúde da família. Ele também falou em ampliação do cofinanciamento do estado, em relação às políticas sociais.

“O que eu espero é melhorar a qualidade da saúde em Salvador. Continuar a revolução que José Antônio e Luiz Galvão (ex-secretários da pasta) fizeram na atenção básica, vale dizer que Salvador triplicou essa cobertura, além de trazer novidades. Fui relator do PDDU e no seu artigo 103, inciso 10, ele fala da atenção à saúde, as populações LGBT e negra, e eu gostaria de botar luz nesses projetos e ampliar essas ações” afirmou.

A nova secretária da Sempre disse que estava feliz com a mudança e que também tem metas para cumprir. Ana Paula contou que um dos focos será a inclusão produtiva de pessoas em situação de rua, e a ampliação do acolhimento institucional, além de outros objetivos junto ao Banco Mundial para a melhoria da qualificação dos serviços públicos.

“Isso vai desde treinamento e capacitação dos servidores à mudança de servidores terceirizados para concursados e Reda (Processo Seletivo Simplificado), além de melhorarmos as unidades fisicamente, unidades que estão sendo reformadas ou alugadas. São metas audaciosas, mas que visam melhorar o serviço para cada cidadão”, afirmou.

Luiz Galvão contou que recebeu a notícia sobre a mudança de pasta com tranquilidade e afirmou que está preparado para novos desafios. Ele disse que o prefeito pediu que ele pense em alguns projetos para as prefeituras-bairro, mas fez segredo sobre os detalhes.

“Não quero divulgar nada antes de pegar a validação dele (prefeito). A prefeitura já trabalha de maneira muito integrada, a ideia é que a gente leve essa integração para as novas prefeituras-bairro”, disse.

Todos os nomeados têm experiência no serviço público e trabalham em parceria com o prefeito de Salvador desde o início da gestão. Confira os perfis dos novos secretários abaixo:

Perfis

Léo Prates – Engenheiro elétrico e pós graduado em Administração, Léo Prates foi vereador em Salvador por dois mandatos consecutivos, entre 2013 e janeiro de 2019, filiado ao Democratas (DEM). Na Câmara Municipal, ele foi vice-líder do Governo, líder do DEM, e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ). Prates foi relator de projetos importantes como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e a Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (Louos). Ele foi presidente da Câmara no biênio 2017/2018 e, no ano passado, foi eleito deputado estadual. Em fevereiro deste ano, o parlamentar foi convidado para assumir a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), cargo que exercia até então. Léo Prates foi líder do governo na CMS e, depois, presidente da Câmara (Foto: Betto Jr/ CORREIO) Ana Paula Matos – Administradora e especialista em Finanças Corporativas, Ana Paula trabalhou na Petrobrás e foi professora universitária. Está na gestão ACM Neto desde 2013, quando foi convidada para ser diretora da Secretaria Municipal de Educação, cargo que exerceu até 2015. Nesse período, participou da implantação do plano de carreira dos servidores da educação e das eleições para gestores escolares. Em seguida, assumiu como subsecretária da Sempre no período das tragédias provocadas pelas chuvas e ficou, durante seis meses, na chefia da pasta. Ela foi chefe de gabinete do vice-prefeito e, desde 2017, comandava as prefeituras-bairro. Ana Paula está retornando para a pasta em que trabalhou em 2015 (Foto: Betto Jr/ CORREIO) Luiz Antônio Galvão – Administrador e especialista em Gestão Pública, ele já desenvolveu trabalhos de consultoria independente em gestão, elaboração, execução e planejamento de projetos. Galvão faz parte da gestão ACM Neto desde o início. Atuou como subchefe do gabinete do prefeito entre 2013 e abril de 2018, quando o então chefe do gabinete, João Roma, deixou o cargo para concorrer às eleições. Galvão assumiu a função, mas no mês seguinte foi nomeado secretário da Saúde, função que exercia até agora.   Luiz Galvão está na gestão desde o início, em 2013 (Foto: Betto Jr/ CORREIO) Mudanças A última vez que o prefeito havia mexido no secretariado foi em fevereiro deste ano, quando alterou a gestão de quatro pastas do primeiro escalão e de outras duas do segundo escalão. A prefeitura divulgou, na ocasião, que as mudanças foram para promover ajustes e aprimorar a prestação dos serviços públicos ao cidadão. 

Na época, ele anunciou os nomes do vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), para a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra); do deputado estadual Léo Prates (DEM), para a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre); do vereador Felipe Lucas (MDB), para a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop); e da vereadora Rogéria Santos (PRB), para a Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). 

No mesmo mês, Neto anunciou que a presidente da Fundação Cidade Mãe (FCM), Roberta Caires, passaria à Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Semop. O cargo em que ela estava foi ocupado pela deputada estadual Taissa Gama (PTB).