Acusada de 'balbúrdia', Ufba teve melhora de avaliação em ranking

bahia
30.04.2019, 15:04:00
Atualizado: 30.04.2019, 16:15:24

Acusada de 'balbúrdia', Ufba teve melhora de avaliação em ranking

Alunos protestaram contra cortes em orçamento; UnB e UFF também foram afetadas

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A Universidade Federal da Bahia (Ufba) e outras instituições federais que tiveram verba cortada pelo Ministério da Educação (MEC) por suposta "balbúrdia" melhoraram suas posições no principal ranking universitário internacional, o Times Higher Education (THE). O resultado deste indicador contraria afirmação do ministro de que elas tiveram piora no desempenho acadêmico nos últimos anos.

Os cortes, que chegam a 30% do orçamento das universidades, geraram reações imediatas. No início da tarde desta terça-feira (30), estudantes da Ufba fizeram uma passeata, usando faixas e cartazes, partindo do campus de São Lázaro, na Federação, em direção à Reitoria, no bairro do Canela.

Estudantes protestam em Salvador contra cortes; Ufba passou da 71ª para a 30ª posição entre melhores da América Latina (Foto: Marina Silva/CORREIO) 

No Twitter, a Ufba também se manifestou destacou o bom desempenho no THE. "A UFBA é 10ª universidade brasileira no ranking The Higher Education, que avalia 1.250 universidades de 36 países. Apenas 15 brasileiras estão entre as 1.000 melhores do mundo, e 36 entre as 1.100", postou o perfil @Ufbaempauta, seguida de um link para reportagem que também cita que a universidade "tem avançado nos indicadores de qualidade, não somente nos rankings, mas também no conjunto de avaliações que as universidades são tradicionalmente submetidas." 

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o ministro Abraham Weintraub disse que a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Ufba tiveram repasses reduzidos porque teriam permitido eventos políticos, manifestações partidárias ou festas inadequadas em suas instalações. 

"A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo", disse. Ele deu exemplos do que considera bagunça: "Sem-terra dentro do campus, gente pelada dentro do campus".

O ranking da publicação britânica THE, um dos principais em avaliação do ensino superior, mostra que UnB e Ufba tiveram melhor avaliação na última edição. Na classificação das melhores da América Latina, a UnB passou da 19ª posição, em 2017, para 16ª no ano seguinte. A Ufba passou da 71ª para 30ª posição. A UFF manteve o mesmo lugar, em 45º. 

Segundo a publicação, as três universidades se destacam pela boa avaliação em ensino e pesquisa. Sendo que UnB e Ufba aparecem entre as 400 melhores instituições do mundo em cursos da área da saúde. 

As três universidades também estão entre as 20 instituições do País com maior produção científica, segundo relatório produzido pela Clarivate Analytics, uma das mais prestigiadas equipes de análises de dados científicos do mundo, para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com informações do Estadão Conteúdo.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-como-cantar-e-dancar-forro/
Além da Axé Music a Bahia também exporta arrasta pé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais