Adsumus: mandados são cumpridos em Salvador, Lauro de Freitas e Cruz das Almas

É a sexta fase da operação, que tem como alvo prefeituras de Santo Amaro e Muritiba

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 08:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Milena Teixeira/CORREIO

MP-BA e polícia apresentam resultado de operação (Foto: Milena Teixeira/CORREIO) Cinco mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão estão sendo cumpridos na sexta fase da Operação Adsumus nesta segunda-feira (18). A operação foi deflagrada em Salvador, Lauro de Freitas e Cruz das Almas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

A operação tem como alvo as prefeituras de Muritiba e Santo Amaro, no Recôncavo, entre os anos de 2012 e 2016. A objetivo da Adsumus é reprimir os crimes de lavagem de dinheiro e licitações e contratos fraudulentos. Segundo o MP-BA, cerca de R$ 20 milhões foram desviados pela antiga gestão da prefeitura de Santo Amaro, por meio de aquisição fraudulenta de material de construção, aluguel de máquinas e veículos, e em licitações de obras públicas.

Por meio de uma delação premiada, homologada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) no ano passado, foi possível descobrir desvios milionários por meio de fraudes na aquisição de combustível junto à RL Derivados de Petróleo e na contratação do serviço de limpeza pública junto à empresa MRC Construções, que atua em Santo Amaro e Muritiba.

A operação conta com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Investigação (CSI), de promotores de Justiça da Bahia e das polícias Rodoviária Federal (PRF) e Militar (PM), que auxiliam no cumprimento dos mandados em Salvador, Lauro de Freitas e Cruz das Almas.