Aeroporto de Salvador terá nova sala de embarque em setembro

Obras começaram na noite de quarta-feira (31)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2019 às 07:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

As obras de ampliação da sala de espera do embarque e da área de restituição de bagagens do Aeroporto Internacional de Salvador começaram na noite dessa quarta-feira (31). O aumento da área total vai possibilitar ainda a instalação de mais uma esteira de bagagens

Em virtude da ampliação, a localização das escadas rolantes e elevadores que levam até a área de desembarque será alterada. Os equipamentos serão isolados para retirada e demolição da sua estrutura  e outro conjunto mais moderno será instalado próximo ao portão de embarque 1.

Durante as intervenções, ocorrem também mudanças no fluxo do desembarque doméstico. Placas de sinalização provisória dispostas no local e agentes do terminal vão orientar os passageiros, indicando o caminho a seguir.  Os viajantes serão direcionados para a área de desembarque remoto, no andar térreo.

A conclusão da ampliação está prevista para setembro, quando haverá a retiradas de tapumes e colocação de sinalização definitiva. 

Ainda este ano, será apresentado uma série de alterações para os usuários do terminal. Entre as mudanças previstas no Contrato de Concessão estão a expansão do terminal de passageiros em 22 mil m², modernização de banheiros e fraldários, ampliação do pátio de aeronaves, requalificação da pista principal, construção de novo píer com seis novas pontes de embarque, melhorias no sistema de refrigeração, novo sistema de detecção e combate a incêndios, reforma de todas as subestações de energia com painéis automáticos, e aquisição de novos grupos geradores. 

O Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães foi leiloado em março de 2017 por R$ 660 milhões e passou para responsabilidade da companhia francesa Vinci. O contrato de concessão tem validade de 30 anos 

Calendário A primeira etapa das obras iniciou em abril de 2018, três meses depois que a Vinci assumiu o aeroporto por um contrato de concessão, válido até 2047. Essa fase termina em 31 de outubro e concentra 90% das intervenções solicitadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Até lá, serão entregues ainda um sistema de prevenção de incêndio - que não existia -, e a integração do embarque internacional, que ficará junto com o doméstico. Já foram entregues uma pista auxiliar e dois conjuntos dos 13 banheiros e bebedouros.

Em 1º de novembro deste ano começa uma nova fase da obra. Dentre as principais entregas estarão o novo píer que terá seis pontes de embarque e uma sétima, que será instalada no atual píer. O aeroporto passará de 11 para 19 pontes, com entrega prevista para 1º de novembro de 2021.

Também estão previstas reforma das taxiways (pista para taxiamento), construção de uma nova área de escritórios e balcões de vendas das companhias aéreas, novo layout do check-in, luzes de LED, entre outras alterações.