Agências da Caixa vão abrir mais cedo no sul da Bahia para saques do PIS

bahia
27.09.2018, 06:00:00

Agências da Caixa vão abrir mais cedo no sul da Bahia para saques do PIS

Prazo para pessoas com menos de 60 anos sacar o abono salarial termina amanhã

 As agências da Caixa Econômica Federal (CEF)  abrirão duas horas mais cedo,  hoje e amanhã, para pessoas com menos de 60 anos, cotistas do PIS, que ainda não resgataram seu benefício. Na Bahia, o horário especial irá  contemplar  as agências localizadas no sul do estado, que irão funcionar das  8h às 15h, exceto as unidades de  Itabuna e Ilhéus, que funcionarão de 9h às 16h.

O prazo para o saque termina esta semana. De acordo com a Caixa, exceto nas regiões em que esse horário não for a melhor condição de atendimento aos clientes, o critério será definido pela superintendência local.

As pessoas que ainda não fizeram o saque podem consultar a página do banco na internet (www.caixa.gov.br/cotaspis) para saber quanto têm para receber. Caso o dinheiro já tenha sido creditado em conta, o site também informará qual a conta e o banco em que foi creditado o PIS.

Segundo a Caixa, a partir de 1º de outubro, “os saques voltarão a ser permitidos somente para os cotistas que atendam a um dos critérios previstos: pessoas com 60 anos ou mais, aposentados, herdeiros de cotistas, pessoas em situação de invalidez ou acometidos por doenças específicas. Até a última segunda-feira (24), foram pagos R$ 9,6 bilhões aos trabalhadores cadastrados no Fundo PIS/Pasep entre 1971 e 4 de outubro de 1988”.

Canais de consulta

Mais de 4 milhões de pessoas com menos de 60 anos, que possuem o benefício, ainda não resgataram sua cota do PIS, contabilizando R$ 5,7 bilhões disponíveis para o saque até essa sexta-feira. 

Outro canal para consulta é o aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para download nas plataformas Android e iOS. A ferramenta é gratuita e as informações são apresentadas quando o usuário clica no link “Informações cotas do PIS”, informando CPF ou NIS e data de nascimento. Para verificar o valor também deverá ser informada uma senha de internet já cadastrada.

Outras opções são os terminais de autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou o internet banking para correntistas da Caixa, na opção “Serviços ao Cidadão”.

O Banco do Brasil (BB), que paga as cotas do Pasep a servidores públicos, ainda não informou se também antecipará o horário de atendimento. No caso do BB, a consulta ao Pasep para os servidores pode ser feita em www.bb.com.br/pasep.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas