Agenda Bahia terá oficina sobre Inteligência Artificial na indústria

Inscrições para atividades terminam no dia 05

Publicado em 30 de outubro de 2018 às 20:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Um estudo divulgado pelo Senai em julho deste ano mostra as 30 novas profissões que surgirão ou terão destaque com a Indústria 4.0, conceito atrelado às fábricas operadas com base em internet das coisas, big data e inteligência artificial. Para prosperar nessa nova realidade, é preciso que empresas, empreendedores e trabalhadores entendam as mudanças da nova era industrial.

O assunto será tema do painel ‘Inteligência Artificial na Indústria 4.0: impactos e novas habilidades profissionais’, que vai ocorrer no dia 07 de novembro, no Seminário Humanize[se], evento de encerramento do Fórum Agenda Bahia 2018, que acontecerá das 8h às 17h30, no Quality Hotel & Suítes São Salvador (Stiep). As inscrições para o painel são gratuitas e estão abertas até o dia 05, no site agendabahiacorreio.com.br/humanizese. As vagas são limitadas à lotação do auditório. Rita Pellegrino,  diretora de RH da Totvs Apresentado por Rita Pellegrino, da Totvs, e Erick Sperandio, do Cimatec, com a moderação de Conrado Scholochauer, da Singularity University, o painel trará exemplos de corporações e projetos que estão revolucionando os meios de produção na era da indústria inteligente. Os três especialistas vão ainda debater como não se sentir obsoleto em tempos de tantas mudanças e quais são as novas habilidades necessárias para se inserir no mercado de trabalho.

Na pesquisa do Senai, novas profissões foram identificadas em oito áreas consideradas como as mais impactadas pelas novas tecnologias da indústria 4.0: setor automotivo; alimentos e bebidas; construção civil; têxtil e vestuário; tecnologias da informação e comunicação; máquinas e ferramentas; química e petroquímica; e petróleo e gás.

O trabalho do Senai destacou ainda o potencial transformador maior de alguns setores como o automotivo, que desenvolve tecnologias como a dos carros híbridos e ferramentas veiculares como computadores de bordo. A pesquisa apontou ainda que a robótica colaborativa e  a comunicação entre máquinas por meio da internet das coisas  devem impactar tanto as etapas de concepção quanto as de produção do setor automotivo. Erick Sperandio, especialista em IA do Cimatec Design Thinking e Pensamento Exponencial

Além de moderar o painel sobre indústria 4.0, Conrado Schlochauer também vai apresentar, na parte da manhã, a palestra ‘Pensamento Exponencial: Uma Visão Humana’, sobre como se adaptar aos novos tempos e perder o medo da tecnologia. Quem quiser garantir lugar para assistir à conferência precisa se apressar, pois restam poucas vagas. 

Também há poucos lugares disponíveis para a palestra de abertura do evento - ‘Design Para a Era Experimental’ – que será feita pelo designer industrial americano Frank Tyneski e para o workshop ‘Psico-Estética: A Arte Prática do Design Thinking’, que será ministrado por ele. 

Ainda na programação matutina do seminário, Tyneski e Conrado Schlochauer participarão do painel ‘Humanize[se]: Como homem e máquina podem andar juntos nessa nova era tecnológica?’, junto com Sil Bahia, diretora do Olabi MakerSpace e moderação da jornalista da GloboNews, Flávia Oliveira.

LEIA ENTREVISTA COM FRANK TYNESKI

Robótica e Programação

Outra atividade do seminário que também têm espaço para inscrições é a oficina ‘NAVE: Programação e robótica como solução para as cidades’, com o mestre em Inteligência Artificial, Anderson Paulo da Silva. Na oficina que vai comandar, o professor Anderson ensinará aos participantes conhecimentos básicos de Arduíno - dispositivo de programação barato, fácil de usar e acessível a estudantes e projetistas amadores. O público também vai treinar fundamentos de programação.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do jornal CORREIO, com patrocínio da Braskem, Sotero Ambiental e Oi, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; e apoio do Sebrae e da VINCI Airports.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO HUMANIZE[SE]:

Manhã8h – Credenciamento9h - Cerimônia de Abertura9h30 - Palestra Design Para a Era Experimental, com Frank Tyneski10h - Talkshow do palestrante Frank Tyneski 10h20 - Palestra Pensamento  Exponencial: Uma Visão Humana, com Conrado Schlochauer10h50 - Talkshow do palestrante Conrado Schlochauer 11h10 - Painel Humanize[se]: Como homem e máquina  podem andar juntos nessa nova era tecnológica?  Frank Tyneski, Conrado Schlochauer e Sil Bahia debatem a questão moderados por Flávia Oliveira 

Tarde14h às 15h30 - Oficina Psico-Estética:  A Arte Prática do Design Thinking, com Frank Tyneski14h às 15h30 - Oficina O Mundo mudou. E você?, com  Eduardo Endo, diretor dos MBAs da FIAP14h às 15h30 – NAVE: Programação e robótica como solução para as cidades, com Anderson Paulo da Silva16h às 17h30 - Oficina Criative [se], com Alessandra Terumi 16h às 17h30 - Desafio de Inovação Acelere[se]. As oito startups participantes do programa de mentorias farão um pitch para investidores em potencial. Cristiana Arcangeli fará palestra sobre os desafios de empreender e dicas para novos empreendedores16h às 17h30 - Painel Tecnologia, Impacto Social e Diversidade, com Sil Bahia, diretora de projetos do Olabi  Markerspace, Brenda Costa, cofundadora do OxenTI Menina, e Ka Menezes, Professora da Faculdade de Educação da UFBA, presidenta do Raul Hacker Club de Salvador Bahia e idealizadora do Projeto Crianças Hackers.16h00 às 17h30 – Painel Inteligência Artificial na Indústria 4.0: impactos e novas habilidades profissionais, com Rita Pellegrino e Erick Sperandio.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

O quê - Seminário Humanize[se] / Evento de encerramento do Fórum Agenda Bahia 2018Quando -  07/11, 8h às 17h30Onde - Quality Hotel & Suítes São Salvador (Rua Dr. José Peroba, 244 – Stiep)Como participar - Os formulários de inscrição podem ser acessados no site agendabahiacorreio.com.br/humanizese.

*Vagas Limitadas. É preciso se inscrever em cada atividade que se deseja participar.

**As inscrições para as oficinas O mundo mudou. E você?, com Eduardo Endo, Criative[se], com Alessandra Terumi,Tecnologia, Impacto Social e Diversidade, com Sil Bahia, Brenda Costa e Ka Menezes, e para o Desafio de Inovação Acelere[se], com Cristiana Arcangeli já estão com as lotações esgotadas.