Agenda cultural e ações interativas da Virada Sustentável convidam o público para o debate  

Música, dança, artes visuais e atividades lúdicas integram a programação do evento; confira 

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 15 de dezembro de 2021 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Caio Lirio/divulgação

Temas como sustentabilidade e impactos das mudanças climáticas estão no centro do debate público nos últimos tempos, e o Festival Virada Sustentável Salvador, que acontece entre os dias 15 e 19 de dezembro, será a oportunidade da população soteropolitana participar dessa troca de ideias. Porém aqueles que pensam que discutir temas pertinentes ao meio ambiente está restrito aos painéis e palestras, se engana, já que o evento realizará uma série de atividades culturais e lúdicas para mostrar que não faltam maneiras de abrir espaço para todos nesse diálogo. A artista Sirc diante do seu mural, pintado na Rua Miguel Calmon, 16, Comércio  De acordo com a curadora artística da Virada Sustentável Salvador, Fernanda Bezerra a programação cultural será gratuita e envolverá manifestações teatrais, de dança, circo, literatura, diálogos e intervenções urbanas. “Estamos retornando com o Festival depois de dois anos por conta da pandemia, e em todas as edições sempre acreditamos que a arte e a cultura são importantes ferramentas de comunicação e sensibilização que tem um importante efeito no público”, explica.“Muitas vezes as pessoas não conseguem perceber a importância de debater a sustentabilidade e as mudanças climáticas, mas quando trazemos isso através da arte a mensagem se torna mais clara e marcante”, completa. Fernanda destaca que o processo de curadoria da programação cultural priorizou artistas locais que já trazem uma identidade com a sustentabilidade e as questões ambientais, como o grupo percussivo Quabales que comandará o show de abertura do evento.“Tivemos a preocupação de priorizar os artistas baianos e propor uma linguagem plural, criando a conexão entre a arte e a mensagem que comunique com o público local, e toda essa programação será gratuita”, afirma. “Além disso teremos intervenções urbanas com murais produzidos por artistas plásticos da cidade, que ficarão como legado do evento para Salvador. Estamos muito entusiasmados pois toda a agenda de atividades está imperdível”, diz.  O grupo percussivo Quabales comandará o show de abertura do evento Interatividade 

Uma das atividades que convidará o público a participar ativamente é a ação Braskem recicla, que acontecerá diariamente na Praça Cayru, no Comércio, em parceria com a startup Solos, recolhendo resíduos de plástico que serão destinados à reciclagem. De acordo com a fundadora da Solos, Saville Alves, as pessoas que participarem da dinâmica receberão brindes, mas também sairão de lá com um prêmio muito mais valioso que é o conhecimento. “A ideia do Braskem recicla é propor essa participação interativa de quem passa pelo local. A pessoa terá a oportunidade de se divertir, levar o conhecimento para casa e ainda ganhará um brinde de plástico reciclável”, explica. 

Para Saville, jogos e atividades lúdicas também representam importantes ferramentas de engajamento de uma população que nem sempre está atenta às questões ambientais. Além dos jogos, a ação também coletará plástico destinado ao descarte e em uma série de locais mapeados na cidade, e doará a uma cooperativa de reciclagem localizada em Periperi, no Subúrbio Ferroviário.“Ações como essa são importantes para conscientizar as pessoas da importância da economia circular e fazer escolhas ambientais. Anualmente o Brasil deixa de gerar R$ 14 bilhões por não reciclar resíduos”, aponta. “Apesar de estarmos em uma cidade desigual onde as pessoas vivem realidades bem contrastadas, é possível ampliar essa consciência e ainda transformar isso em fonte de oportunidade e renda”, ressalta. A Virada Sustentável Salvador conta com o apoio da Ball e patrocínio da Braskem e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura.

Confira abaixo a programação completa da Virada Sustentável: Sala do coro – Teatro Castro Alves Entrada gratuita  Ingresso: pelo Sympla, no perfil do TCA 

15/12 (quarta-feira)  18h – Abertura do Fórum Virada Sustentável Salvador: Economia circular e economia criativa  A mesa de abertura do Fórum Virada Sustentável Salvador aborda a relação entre sustentabilidade ambiental e criatividade.  André Carvalhal (remota)  - Escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade. Autor dos best-sellers "Como salvar o futuro”, “Moda com Propósito”, “A moda imita a vida” e do finalista do prêmio Jabuti 2019 “Viva o fim: Almanaque de um novo mundo”. 

Renata Motta (presencial) - Arquiteta, cenógrafa e diretora de arte, tem mais de vinte anos de experiência na área de cenografia e cerca de cem projetos realizados – envolvendo criação de cenários, direção de arte e cenografia para cinema, curadoria, consultoria e realização de workshops. 

19 h - Show Abertura Quabales 

16/12 (quinta-feira)  17h - Mesa Salvador das Águas: Fórum Clima Salvador na Virada Sustentável  Como Salvador pode ser impactada pela elevação do nível dos oceanos em consequência das mudanças climáticas?  José Landim (presencial) - Geólogo, Mestre em Geologia pela Universidade Federal da Bahia e Doutor em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade de Miami - RMAS - EUA. 

Virgílio Machado (remota) - Coordenador do Fórum Clima Salvador e do Instituto Taoca. Ambientalista, colabora com a gestão de uma série de projetos socioambientais na Bahia. 

Leticia Moura (remota) - Ambientalista e coordenadora do Fórum Clima Salvador. É mestre em engenharia industrial com foco em tecnologias limpas e processos ambientalmente amigáveis pela UFBA, tendo atuado como pesquisadora no tema de conservação no uso da água na Rede de Tecnologias Limpas (Teclim) no Departamento de Engenharia Ambiental da UFBA (2008 a 2012). 

18 h - Mesa Juventudes e ativismo climático  Amanda Costa e Ellen Monielle, que representaram o Brasil na COP26, em Glasgow, e o jovem influencer Kaique Brito falam como as redes sociais são importantes ferramentas para aproximar os jovens do debate sobre mudanças climáticas. 

Amanda Costa (remota)  - Ativista climática, jovem embaixadora da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e em 2021 entrou para a lista #Under30 da revista Forbes. Entusiasta pela Agenda 2030, tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um mundo inclusivo, colaborativo e sustentável. 

Ellen Monielle (remota) - Graduada em Relações internacionais pela Universidade Potiguar, graduanda em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal da Paraíba e mestranda em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba. Desde cedo, focou seus estudos em pautas ecológicas, alimentares e amazônicas. É criadora de conteúdo digital no Instagram @eco.fada. 

Kaique Brito (presencial) - Jovem influencer e embaixador da WWF-Brasil. Viralizou nas redes sociais com conteúdos humorados sobre racismo e questões ambientais. 

19h20 - Show Zé Manoel 

17/12 (sexta-feira)  17h - Mesa Justiça Climática e Racismo ambiental  Qual a relação entre a defesa do meio ambiente, o combate às mudanças climáticas e a luta antirracista?  Douglas Belchior (remota)  Professor de história, fundador da Uneafro Brasil, rede de cursos para jovens e adultos da periferia. Membro da Coalizão Negra por Direitos e coordenador de articulação de projetos do Fundo Brasil de direitos humanos.  Raimundo Nascimento (presencial)  Coordenador do Observatório do Racismo Ambiental de Salvador. 

18h - Mesa de Encerramento - Direito à terra: Onde as lutas se encontram  Alice Pataxó - Ativista e comunicadora, baiana é fundadora do canal Nuhé no YouTube, jornalista do Projeto Colabora, colunista no Yahoo Brasil e bolsista do Malala Fund. 

19h20 - Performance Taina Cerqueira e show Nara Couto 

18/12 (sábado)  18h - Shows Hiran e Rachel Reis  Hiran 19/12 (domingo)  18h - Show Rumpilezzinho - Homenagem a Letieres Leite 

BaZá Rozê Sábado (18) e Domingo (19) Das 14 às 18 horas Onde: Palacete das artes Entrada gratuita e livre mediante lotação do espaço Obrigatória apresentação de comprovante de vacinação contra coronavírus

Palacete das artes - programação infantil  18/12 (sábado)  14h30 - Contação de histórias Teatro Grio  15h10 - A sanfonástica Mulher Lona  16h30 - Balé Teatro Castro Alves

19/12 (domingo)  14h30 - Nariz de Cogumelo Clássicos  15h30 - Orquestra Sinfônica da Bahia (Camerata) - Cine Concerto  16h30 - Balé Teatro Castro Alves

Ruas do Comércio  De 15 a 19 de dezembro (quarta a domingo) 

Braskem recicla - Estação para disseminação de informações sobre Economia Circular e arrecadação de resíduos recicláveis. O visitante poderá participar de uma experiência sustentável com suporte de jogos interativos e exposição sobre o ciclo do plástico verde. 

Intervenções urbanas - Eggcident – obra do artista holandês Henk Hofstra  Onde: praça do Mercado Modelo 

Projeto Murais - Movimento Urbano de Arte Livre - os murais vão continuar nas fachadas dos prédios como legado da Virada  Trabalho da artista Sirc  Onde: Rua Miguel Calmon, 16, Comércio 

Trabalho do artista TarcioV  Onde: fachada do Edifício Carlos Kiappe, na rua Miguel Calmon, Comércio 

Trabalho da artista Isabela Seifarth Onde: achada do Edifício Cidade Baixa, na rua Miguel Calmon, Comércio 

Trabalho da artista Zana Nacola  Onde: Estacionamento Estapar, na Avenida da França, 414, Comércio 

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.