Agentes do Parque Social realizam ação em Cajazeiras e mais 9 bairros

salvador
28.03.2019, 15:10:00
(Marina Silva/CORREIO)

Agentes do Parque Social realizam ação em Cajazeiras e mais 9 bairros

Programas ajudam pessoas que querem empreender

Os ambulantes que trabalham na região da Rótula da Feirinha, em Cajazeiras X, foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira (28). Eles conheceram projetos sociais e foram instruídos a como participar de atividades que ajudam a empreender.

As visitas foram realizadas em uma ação conjunta do Programas Agente da Educação e Agente de Empreendedorismo, do Parque Social, que apresentaram as iniciativas e explicaram o funcionamento.

Ao todo, segunda explica a coordenadora do Programa Agente de Empreendedorismo, Maiana Brandão, serão 90 agentes de empreendedorismo nas ruas. A expectativa, segundo conta, é conversar com mais de 1.500 empreendedores ou pessoas com potencial "para que eles saibam que agora podem contar com um programa que irá apoiar o desenvolvimento do seu negócio".

"E, para aqueles que apenas tem uma ideia, e que não sabem por onde começar, vamos explicar como eles também podem ser beneficiados”, completa.

Nesta quinta, os agentes do Parque Social  visitaram também outras regiões do Centro, Orla, Cidade Baixa, Liberdade, Subúrbio I, Subúrbio II, Cabula, Itapuã, Pirajá e São Caetano. 

Morador e ambulante em Cajazeiras há 20 anos, Israel de Jesus Vieira, 41 anos, achou interessante o projeto e já pensa em como prosperar nos negócios. “É bom saber que a gente sempre tem como melhorar. E também ficar informado por profissionais que já sabem das dificuldades da gente”, disse.

Por meio do Programa, o Parque Social oferece, em sua sede, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cursos e palestras para orientar pessoas que têm negócios de pequeno e médio portes. Serão disponibilizadas ainda oficinas e palestras para os empreendedores, que também terão oportunidade de acesso ao Crediamigo do Banco do Nordeste.

Foto: Marina Silva/CORREIO


Segundo aponta a Presidente de Honra do Parque Social, Rosário Magalhães, o projeto tem como objetivo estimular os ambulantes para que eles impulsionem seus negócios.

"Essa ação casada representa a força da educação e do trabalho como mola propulsora de desenvolvimento”, afirma.

Foto: Marina Silva/CORREIO

A dona de casa Maria Celestina Almeida, 34, conta que foi abordada enquanto fazia compras na feira. “Eu gostei da proposta, achei interessante. Estou concluindo meus estudos agora e é sempre bom ouvir uma nova ideia, possibilidade”, opinou.

Segundo Maiana Brandão, as ações buscam informar e orientar pessoas que tem pouquíssimas oportunidades de se desenvolver por falta de apoio. "O Programa vem exatamente para suprir essa lacuna e apresentar novas oportunidades, levando o crescimento socioeconômico para as comunidades participantes do Programa”, esclarece.

Além dos bairros visitados, o Programa Agente de Empreendedorismo está presente em 79 escolas, 10 Prefeituras Bairro e na sede do SIMM. Além disso, agentes da educação que atuam nas 424 escolas  da Rede Municipal de Ensino participam da ação coletiva em busca de novos parceiros.

Resultados
De agosto de 2015 até fevereiro de 2019, o Programa realizou 165 mil acompanhamentos da vida escolar dos alunos, 77 mil regularizações da frequência dos alunos acompanhados, 51 mil atendimentos aos pais/alunos e visitas domiciliares, 3 mil parceiros da comunidade que participaram de ações do Programa e 15 mil ações de integração escola/família/comunidade. 

“O Programa vem gerando resultados muito significativos para o cenário da educação municipal de Salvador, que vem crescendo muito em termos de reconhecimento pelos investimentos na educação”, destaca a Coordenadora do Programa Agente da Educação, Paula Alves.

O Programa Agente da Educação também atua no auxílio à melhoria do desempenho escolar dos alunos e ensina a importância de frequentar e valorizar a escola.
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas