Agerba autua 9 mil motoristas por transporte irregular de passageiros

Os municípios com maiores índices são Santo Antônio de Jesus e Itabuna. Salvador aparece em terceiro lugar

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2017 às 10:12

- Atualizado há um ano

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) autuou, no ano passado, 9.417 motoristas que descumpriram a lei que proíbe transporte de pessoas comercialmente sem as licenças necessárias. As operações para combater o transporte irregular contaram com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária da PM (BPRv) ou da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foto: Arquivo CORREIOSegundo levantamento realizado por técnicos da Diretoria de Fiscalização (DFIS), o maior número de ocorrências aconteceram nos polos da região de Santo Antônio de Jesus, com 4.250 autuações, e Itabuna, com 3.263. Salvador ficou em terceiro lugar com 768 notificações.

Segundo o diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessôa, em 2017 as operações serão intensificadas e realizadas ações educativas. "O nosso objetivo é garantir que o transporte de passageiros pelas estradas baianas seja seguro”, afirma.

Segundo Anderson Matos, diretor de fiscalização, os veículos que realizam transporte irregular não são vistoriados ou licenciados. “Outro problema é que  os motoristas, normalmente, não tem permissão para a prática da profissão”, afirma.

Doze polos da Agerba contam com fiscais habilitados para identificar a prática do transporte irregular. Denúncias podem ser realizadas na ouvidoria da agência reguladora através do telefone 0800 071 0800 ou por e-mail [email protected].