Alarme que disparou em barragem de Pituaçu protege contra invasão, diz Embasa

salvador
23.08.2019, 16:00:00
Atualizado: 23.08.2019, 16:45:12
(Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Alarme que disparou em barragem de Pituaçu protege contra invasão, diz Embasa

Segundo a empresa, o som tocou sem autorização

Um alarme de intrusão. Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), foi isso que causou pânico nos moradores da comunidade do Bate-Facho, no Imbuí, há praticamente um mês, quando o alarme do sistema de segurança da barragem de Pituaçu disparou.

Segundo a Embasa, trata-se de um mecanismo de defesa usado para evitar depredação ou invasão do local. Apesar dos esclarecimentos, a empresa destaca que o sistema foi ativado sem o seu conhecimento e autorização, já que a implantação do alarme ainda não foi totalmente concluída.

De acordo com Marcelo Matta, diretor da Tecal Engenharia, empresa contratada para implantar o sistema, o som ouvido pelos moradores não é igual ao que seria escutado em caso de uma situação de risco. “O volume do som ouvido pelos moradores corresponde a 10% do que seria emitido em uma situação de alerta”, afirmou ele, que disse ainda que os moradores do local serão treinados para reconhecer os diferentes sons emitidos pelo equipamento.

O sistema de segurança da barragem de Pituaçu, segundo a Tecal Engenharia, foi desativado até que a implantação do novo equipamento esteja completamente finalizada e a população seja devidamente instruída.

Apesar disso, não há motivo de apreensão, segundo o supervisor de Barragens da Embasa, Lúcio Landim, que afirma que o local é inspecionado de forma regular e o nível do reservatório é monitorado a cada cinco minutos.

“Aproveitamos para tranquilizar a comunidade, pois a barragem de Pituaçu se encontra completamente íntegra e sem riscos estruturais. O sistema de alerta que está sendo implantado tem caráter preventivo, mas o risco de um eventual rompimento é extremamente baixo, pois a barragem de Pituaçu é uma estrutura estável, construída há mais de cem anos e que, inclusive, passou por reformas estruturais recentes”, ressaltou.

Na manhã da última quarta-feira (21), a Embasa se reuniu com os moradores da comunidade do Bate-Facho para informá-los sobre o processo de implementação do sistema de monitoramento da barragem de Pituaçu. Cerca de cem pessoas, entre moradores, representantes da Embasa, da Defesa Civil estadual (Sudec) e do Inema, ouviram as explicações de representantes da Tecal Engenharia.

* Com supervisão da chefe de reportagem Perla Ribeiro


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lula-diz-que-e-um-homem-melhor-do-que-quando-entrou-na-cadeia/
Segundo a organização, 200 mil pessoas compareceram a ato em Recife
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-turma-de-criancas-em-salvador-que-aprendeu-a-nao-sentir-mais-medo/
Projeto em escola discute medo, coragem e grandes dramas da vida para crianças de até 12 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-elenco-novo-the-crown-volta-para-mais-uma-boa-temporada/
Rainha Elisabeth, até então vivida por Claire Foy, agora é interpretada por Olivia Colman
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manchas-de-oleo-voltam-a-aparecer-em-morro-de-sao-paulo/
Marinha retirou a substância no final da manhã
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pedi-que-nao-atirassem-diz-pai-de-garoto-autista-morto-em-perseguicao-da-prf-em-piraja/
Garoto era autista e estava a caminho da escola; família acusa Polícia Rodoviária Federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vitimas-de-acidente-de-aviao-na-bahia-tem-traumas-e-queimaduras-crianca-esta-entre-feridos/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tenho-visto-coisas-incriveis-diz-rincon-sapiencia-sobre-artistas-baianos/
Prestes a lançar disco, rapper paulista comemora parcerias com Attooxxa e Duquesa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/adolescente-tambem-morreu-em-acao-que-teve-motorista-de-app-executado-em-piraja/
Vídeo mostra homem assassinando condutor antes de ser morto por agentes da PRF
Ler Mais