Aleixo Belov inaugura museu com relíquias adquiridas em cinco viagens ao redor do mundo

Localizado em um casarão no Largo do Santo Antônio Além do Carmo

Publicado em 30 de novembro de 2021 às 20:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: Luciano Trink/ Divulgação

O Centro Histórico de Salvador passará a contar com um novo ponto turístico. Será inaugurado, nesta quarta-feira (1), o Museu do Mar Aleixo Belov. Localizado em um casarão de três andares no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, o equipamento guarda relíquias adquiridas pelo velejador Aleixo Belov durante suas cinco viagens ao redor do mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”. A embarcação, construída pelo próprio comandante, em 1976, é o pilar central do museu. 

O Museu do Mar foi idealizado por Belov, que começou a sonhar com o espaço cultural em 2018. Desde então, ele veio selecionando as peças que estarão à disposição do público que quiser conhecer mais sobre a navegação e outras culturas. Dentre elas, relíquias trazidas da Polinésia, da Austrália, da Índia e de alguns países africanos. 

 "Todos nós vamos morrer um dia, mas não queria que meu acervo se perdesse. Por isso, nasceu a ideia de ter o Museu do Mar. Ele vai servir para quem quer aprender a navegar e amar o mar”, salienta Belov. 

“Tudo que usei para dar as voltas ao mundo está no museu, como o veleiro ‘Três Marias’, as cartas náuticas e os aparelhos de navegação”, acrescenta.

Ao todo, o espaço cultural tem 540 metros quadrados de exposição permanente, com o legado de Belov, e 110 metros quadrados para exposições temporárias, além de uma cafeteria na área interna do museu e de um restaurante na esquina do equipamento, com uma belíssima vista para a Baía de Todos-os-Santos. O projeto museológico, que inclui uma sala de projeção de filmes, é assinado por Heloísa Helena Costa. Já o arquitetônico ficou sob responsabilidade de Joaquim Gonçalves.

A inauguração contará com um evento especial para convidados. No entanto, a partir do dia 2 de dezembro, o equipamento seguirá aberto ao público das 10h às 18h, de terça a domingo. O ingresso para ter acesso ao local custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, haverá gratuidade.