Alto escalão do prefeito eleito Bruno Reis pode incluir atuais secretários

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 25 de novembro de 2020 às 06:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Em meio ao processo de montagem do alto escalão do prefeito eleito Bruno Reis (DEM), três hipóteses ganham força nas conversas reservadas entre aliados próximos ao democrata. A primeira diz respeito à eventual ida do secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates, para a pasta de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), chefiada hoje por Sérgio Guanabara, que já teria sido sondado para substituir Thiago Dantas à frente da Secretaria de Gestão (Semge). Por fim, Dantas assumiria a Fazenda (Sefaz), atualmente sob comando do ex-governador Paulo Souto, também cotado para um cargo de destaque na prefeitura. No entanto, as trocas de posição ainda são tratadas como possibilidade e podem sofrer alterações, a depender das costuras internas.

Estica e puxa Ao mesmo tempo, Bruno Reis tentará trazer para a equipe dois vereadores eleitos do DEM. O objetivo é abrir vaga na Câmara para Felipe Lucas - segundo suplente da sigla. O que beneficia, por tabela, o primeiro da fila, Orlando Palhinha.

Duplo regresso Caso Leo Prates seja escalado para a Sedur, quem herdará seu mandato na Assembleia Legislativa é o ex-deputado estadual Carlos Geilson, candidato derrotado do Podemos à prefeitura de Feira de Santana. Embora tenha entrado para um partido da base aliada ao governo Rui Costa (PT), Geilson disputou a sucessão de 2018 pelo PSDB, que fazia parte da chapa oposicionista. Um provável acordo que permita a ele retornar à Assembleia passa pelo reingresso no antigo partido e depende bastante dos planos de Leo Prates, que migrou do DEM para o PDT, de entrar no páreo para deputado federal em 2022.

De volta para o futuro Conforme antecipado pela Satélite na edição do último dia 19, a Assembleia vai retomar as atividades presenciais em 1º de dezembro. A informação foi confirmada ontem pela assessoria de comunicação da Casa. A princípio, as atividades em plenário ficarão restritas ao número de 36 ou 40 parlamentares presentes simultaneamente, para manter o distanciamento mínimo contra o contágio pelo novo coronavírus. Deputados do grupo de risco poderão participar das votações de modo virtual. Já o quadro de servidores efetivos ou comissionados estará limitado a 40%.

Óleo da pista A derrota sofrida no Supremo pelo candidato do centrão à presidência da Câmara dos Deputados, o alagoano Arthur Lira (PP), reduziu seu poder de fogo no duelo com a ala ligada ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avaliam parlamentares da bancada baiana em Brasília. Ontem, três dos cinco integrantes da Primeira Turma da Corte formaram maioria para manter Lira réu em ação por corrupção passiva.

Causa e efeito Para deputados da Bahia, o resultado dificulta o apoio do Planalto a Lira e joga sobre o Legislativo o ônus de eleger um parlamentar processado por corrupção. Com isso, cresce a chance dos dois nomes da ala de Maia tidos como favoritos para brigar pelo cargo: Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Baleia Rossi (MDB-SP).O racismo é estrutural porque se apresenta como um alicerce em cima do qual se constróem as relações políticas, econômicas e sociais. Não há democracia numa sociedade racista - Valmir Assunção, deputado federal pelo PT da Bahia