Ambulâncias de Salvador só tem combustível até segunda-feira, diz Semge

Hospital, UPAs, postos de saúde e escolas ainda não foram afetados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2018 às 14:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

A crise dos combustíveis provocada pela paralisação dos caminhoneiros teve mais um efeito negativo nesta sexta-feira (25). A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) informou que as ambulâncias da capital só têm combustível para trabalhar até a segunda-feira (28).

Em nota, a prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) conseguiu combustível com os postos conveniados, mas a quantidade é suficiente para que os veículos circulem apenas até a próxima segunda.

“Se a crise do desabastecimento, provocada pela greve dos caminhoneiros, não for solucionada até segunda, o atendimento na área da saúde e de outros serviços públicos municipais serão afetados”, diz a nota.

O prefeito ACM Neto afirmou que as unidades de saúde do município ainda não foram afetadas pela paralisação. O Hospital Municipal, as Unidades de Pronto-Atendimento e os postos de saúde estão funcionando normalmente, com a chegada inclusive de medicamentos.

“Estamos monitorando e acompanhando de perto essa situação e veremos os desdobramentos durante este sábado (26) e domingo (27). Se a situação permanecer a mesma, teremos que montar planos de contingência nos órgãos públicos municipais pois fatalmente haverá prejuízos", disse o gestor, em nota.

Ele fará uma reunião com a equipe da prefeitura na tarde desta sexta para avaliar a situação. O gestor disse também que outros encontros serão realizados no final de semana caso seja necessário.

O transporte público está funcionando em esquema especial hoje, com 20% a menos da frota. Amanhã, 80% dos 2,6 mil ônibus estarão nas ruas nos horários de pico e 40% nos demais horários. O secretário municipal de mobilidade (Semob), Fábio Mota, informou que os veículos tem combustível apenas até a terça-feira (29).