Amigos e parentes se despedem de produtor da Record: 'vai deixar muita saudade'

José Bonfim Pintagueiras foi morto a tiros quando saía de casa para ir trabalhar

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 10 de abril de 2021 às 13:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Bruno Wendel e reprodução

Entre lágrimas e abraços, a saudade. Enlutados, parentes e amigos disseram adeus ao produtor da TV Record José Bonfim Pitangueiras, 43 anos, na manhã deste sábado (9), durante o enterro no cemitério Campo Santo na Federação. Bonfim estava a caminho do trabalho quando foi surpreendido por dois homens encapuzados e morto a tiros nessa sexta-feira (9). 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) segue com a investigação ininterrupta, mas ainda não há autoria e motivação definidas. Nessa sexta, a SSP disse que o crime foi uma execução, pois Bonfim apresentava mais de 10 perfurações e não teve nada levado pelos criminosos, o que fortalece a hipótese. A SSP disse também que determinou prioridade ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para a solução do caso.

O enterro aconteceu no cemitério do Campo Santo, na Federação, por volta das 10h. Os parentes de Bonfim estavam muito abalados e preferiam não comentar o assunto. A mulher dele, uma dentista, não teve condições emocionais de acompanhar os momentos finais  da cerimônia, pois estava muito abala. Ela até tentou acompanhar o cortejo do caixão, mas não conseguiu e precisou de uma cadeira de rodas.  

Entre os profissionais que trabalhavam diariamente com o produtor estava o apresentador José Eduardo, que lamentou a morte do colega. "Um produtor muito dedicado. Apesar de jovem, ele era muito promissor no jornalismo, pois tinha uma capacidade imensa no que fazia. Se deixassem ele viver mais, certamente o jornalismo e as pessoas só teriam a ganhar. Vai deixar muita saudade", disse o apresentador. 

O repórter Marcelo Castro falou  também do comprometimento de Bonfim com o jornalismo diário. "Era um profissional excepcional. estava sempre em busca de fazer o melhor. Estava sempre atrás da notícia. A gente não via ele parado. Ate quando estava de folga, ele não desligava. Além disso, ele sempre falava da família, o quanto amava a mulher e o filho. Ele também adorava praticar esportes. Perdemos um grande colega, pai e amigo", declarou Castro. . 

Quem também esteve presente no enterro do produtor foi a apresentadora Jéssica Senra, da TV Bahia, que já trabalhou com ele. "Estou devastada com a partida de Bonfim Sem acreditar em tamanha violência contra uma pessoa tão do bem. Era sempre muito bom trabalhar com Bonfim. Uma pessoa alto astral, sempre com um sorriso no rosto, muito proativo, profissional talentoso, com um olhar privilegiado, sempre disponível pra todos, nunca negava nada a ninguém. Excelente colega, uma pessoa muito querida mesmo", declarou ela.

Ainda bastante emocionada, Senra disse: "Que Deus o receba com todo o seu amor... Tenho certeza que ele está sendo amparado por muitos seres de luz... Foi uma pessoa que fez muito bem enquanto esteve aqui". 

Crime O crime aconteceu na Rua Manoel Marques, atrás da Escola Via Mágica. Os vizinhos disseram que bem cedo um Palio branco com dois homens estava parado próximo à casa de Bonfim. Entre 7h30 e 08h, o produtor saiu para trabalhar. Como sempre, pelo fato de morar próximo à emissora, o produtor foi a pé. 

Bonfim foi baleado pelas costas. “Os caras saíram do carro já encapuzados e atirando. Ele tentou correr, mas caiu em frente à casa da vizinha. Pegaram ele na covardia”, contou o primo da vítima, Danilo Pitangueiras. Bonfim morreu no local. 

Há uma semana, Danilo havia conversado com o primo, que estava de bem com a vida. “Ele estava muito feliz. Se tivesse acontecendo algum problema sério, teria comentado comigo porque sempre conversávamos de tudo. Ele era um cara que vivia para a família”, disse Danilo. Bonfim deixou uma esposa e um filho de 10 anos. 

Calibre As armas usadas no crime partiram de pistolas calibre 9 mm, conforme cápsulas coletadas pelos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) durante o levantamento cadavérico. 

Até pouco tempo, esse tipo de arma era usada somente pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Exército Brasileiro, além do Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar – as demais unidades de segurança do estado da Bahia fazem uso da pistola ponto 40.   

De acordo com a SSP, tem sido mais frequente o uso da pistola 9mm em ocorrências criminosas, com facilitação do acesso às armas pelo governo federal. 

Saudade Nascido na cidade de Aurelino Leal, no sui da Bahia, Bonfim veio para Salvador com 13 anos. Desde cedo, trabalhou em várias produtoras e há 10 anos fazia parte do quadro de funcionários da TV Itapoan/Record. Na emissora, produziu diversos trabalhos nos extintos programas Bom Demais e a Bahia Que A Gente Gosta. Versátil, Bonfim saiu do entretenimento para trabalhar com a equipe do jornalismo, onde estava até hoje. Seu trabalho era mais como produtor externo, dando apoio às matérias dos repórteres.