Aninha Franco lança livro sobre a criação artística nos anos 1990 na capital baiana

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 6 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Divulgação) A obra completa de Aninha Franco terá cinco volumes O grande movimento artístico-cultural que agitou Salvador nos anos 1990 é o tema do livro A Criação na Cidade da Baía que a escritora baiana Aninha Franco vai lançar no próximo dia 23, das 11h às 18h, na República AF, no Pelourinho. A obra, o primeiro volume de um total de cinco, é resultado de um minucioso trabalho de pesquisa da autora nos cadernos culturais dos jornais da época. Nas 158 páginas da publicação – que inaugura o selo editorial República AF, que pretende fazer lançamentos de outros autores a cada dois meses – a escritora conta tudo que aconteceu neste período nas cenas artística e cultural da cidade, contextualizando com a política da época. Construída de forma cronológica, a obra destaca a produção cultural nas suas mais diversas linguagens como o teatro e a música, com a chegada da axé music etc.Edição limitada O lançamento, segundo Aninha Franco, será uma grande festa com muito samba, feijoada e, de quebra, o relançamento de obras de 20 outros autores. “O livro destaca os agentes que fizeram história naquele período”, conta. Numa linguagem pop, a obra traz ainda notas da autora explicando quem é cada personagem, além de anexos com comentários. No evento, que é aberto ao público, serão comercializados apenas 300 exemplares.  

3 X 4 GENTE BOA  (Divulgação) Marcos Lima vai comandar empresa de gastronomia com a mãe Ainda menino, Marcos Lima, 22, se embrenhava na cozinha de sua casa para assistir a mãe criando salgados para vender e ajudar nas despesas de casa. Curioso, pesquisava novidades e sugeria que ela experimentasse. Embora acolhesse a maioria de suas sugestões, ela não incentivava o garoto a se aprofundar na tarefa. “Ela achava que dava muito trabalho e queria que eu tivesse outra carreira”, conta Lima. Mais adiante, quando foi escolher a profissão, optou pela faculdade de gastronomia. Fez vestibular escondido e conseguiu uma bolsa de estudos. Só então comunicou a decisão à família. Daí não parou mais, fez estágios nas cozinhas do Amado e do Origem e concluiu o curso no final do ano passado. Apaixonado pela confeitaria, voltou se juntar à mãe, desta vez como sócio, e estão terminando de montar uma cozinha industrial para profissionalizar o negócio. Em paralelo, mantém uma parceria com o chef Cadu Moura para quem produz doces, bolos e tortas. Com visão no futuro, planeja ampliar a carteira de clientes e tornar o negócio cada vez mais profissional. Pelo empenho e dedicação, certamente chegará lá. 

Rainha Galisteu A atriz e apresentadora de TV, Adriane Galisteu será a Rainha do Bloco Os Mascarados, que este ano completa 20 anos e será comandado pela cantora Margareth Menezes. O Rei ainda não foi escolhido pela produção.  (Divulgação) Adriane Galisteu vai desfilar como rainha do bloco Os Mascarados Folia paulistana Depois de muitos anos comandando um camarote no circuito Barra/Ondina no Carnaval, a banqueteira e promoter Marta Góes foi convidada por um grupo de empresários paulistas para levar sua expertise para a folia paulistana. A baiana de Itabuna, que é apaixonada pela Bahia, estará à frente do Camarote Folia, na Avenida Faria Lima, no Itaim, durante os dias de festa (2 a 5 de março), e ainda fará um pós-carnaval nos dias 9 e 10, na capital paulista.  (Divulgação)  Marta Góes vai levar seu camarote para São Paulo no Carnaval Tradição As caretas do Carnaval de Maragojipe ficarão agora eternizadas no livro que o fotógrafo João Farkas lança, juntamente com uma exposição, no dia 14 de fevereiro, a partir das 17h, na Paulo Darzé Galeria. Caretas de Maragojipe, a expo, fica em cartaz até 14 de março. 

Sem vaidade A Divina Valéria interrompeu sua temporada anual na Europa para se embrenhar pelo sertão da Paraíba. A artista, que durante décadas construiu uma imagem de glamour, se despiu de toda a vaidade para encarar uma personagem densa no filme Marie, que acabou de ser rodado na cidade do Congo, naquela região. O longa-metragem, que tem direção do pernambucano Leo Tabosa, exigiu da Divina, distância dos cremes e maquiagem, bem como das tinturas do cabelo. “Não poderia descartar a chance de viver a Alcina, essa personagem sofrida, de grande carga dramática, por vaidade”, disse. O filme deve estrear no final de 2019.  (Divulgação) Divina Valéria no set de filmagens no sertão da Paraíba Menos –  A partida de Paulo Gaudenzi, o homem mais importante da cultura e do turismo dos últimos anos, deixa um enorme vazio para nós baianos. Fica o legado de um gestor público experiente e atuante e a tristeza da perda de um ser humano da melhor qualidade e um dos homens mais brilhantes e gentis de sua geração. Mais +  Embora não seja um consolo, a presença maciça de artistas, gestores públicos de todas as correntes políticas, ex-colegas, ex-colaboradores, todos muito emocionados na despedida de Paulo Gaudenzi, ontem no Jardim da Saudade, nos dá a certeza do tamanho legado e das lições que ele deixou para tantos conterrâneos!