ANJ condena intimidação a jornalistas e ameaça ao sigilo da fonte

brasil
30.07.2019, 18:10:36
Atualizado: 30.07.2019, 18:21:30

ANJ condena intimidação a jornalistas e ameaça ao sigilo da fonte

Associação divulgou nota citando cobertura sobre vazamentos de mensagens

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou uma nota pública, nesta terça-feira (30), para condenar ações que atentam contra a liberdade de imprensa no Brasil. O texto da entidade cita a cobertura em relação aos vazamentos de mensagens da Força-Tarefa da Lava Jato, bem como o andamento das investigações em torno do assunto.

Leia o comunicado na íntegra:  

"A Associação Nacional de Jornais (ANJ) condena toda e qualquer iniciativa que vise a intimidar o livre exercício do jornalismo ou pretenda afrontar o direito constitucional ao sigilo da fonte.

A defesa enfática da liberdade de imprensa e do sigilo da fonte é compromisso histórico da ANJ. São princípios básicos da democracia.

A ANJ espera que esses princípios sejam respeitados em relação à cobertura que diferentes veículos de comunicação vêm dando a vazamentos de conversas relacionadas à Operação Lava Jato.

Ao mesmo tempo, a ANJ considera que o trabalho de investigação policial sobre eventuais ilegalidades cometidas na obtenção de informações relacionadas à Lava Jato é necessário e ocorre dentro da normalidade.

Brasília, 30 de julho de 2019.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS - ANJ".

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas