ANJ condena intimidação a jornalistas e ameaça ao sigilo da fonte

Associação divulgou nota citando cobertura sobre vazamentos de mensagens

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2019 às 18:10

- Atualizado há um ano

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou uma nota pública, nesta terça-feira (30), para condenar ações que atentam contra a liberdade de imprensa no Brasil. O texto da entidade cita a cobertura em relação aos vazamentos de mensagens da Força-Tarefa da Lava Jato, bem como o andamento das investigações em torno do assunto.

Leia o comunicado na íntegra:  

"A Associação Nacional de Jornais (ANJ) condena toda e qualquer iniciativa que vise a intimidar o livre exercício do jornalismo ou pretenda afrontar o direito constitucional ao sigilo da fonte.

A defesa enfática da liberdade de imprensa e do sigilo da fonte é compromisso histórico da ANJ. São princípios básicos da democracia.

A ANJ espera que esses princípios sejam respeitados em relação à cobertura que diferentes veículos de comunicação vêm dando a vazamentos de conversas relacionadas à Operação Lava Jato.

Ao mesmo tempo, a ANJ considera que o trabalho de investigação policial sobre eventuais ilegalidades cometidas na obtenção de informações relacionadas à Lava Jato é necessário e ocorre dentro da normalidade.

Brasília, 30 de julho de 2019. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS - ANJ".