Antes mesmo da posse, Biden anuncia reversão de medidas feitas por Trump

Construção do muro na fronteira com o México e saída do Acordo de Paris são algumas das medidas que Biden não dará prosseguimento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2021 às 10:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Jim Watson/AFP

O mandato de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos ainda não começou oficialmente, mas uma série de mudanças já foram anunciadas pelo seu gabinete de transição. A principal delas é o retorno ao Acordo de Paris para o Clima, meses depois após Donald Trump anunciar a saída dos EUA do tratado.

Também foi anunciado pelo gabinete de transição que serão tomadas medidas sanitárias e econômicas de combate à pandemia e o retorno dos Estados Unidos à Organização Mundial da Saúde (OMS).

O governo Biden também visa reverter as ações ambientais de Trump "para proteger a saúde pública e o meio ambiente e restaurar a ciência", além de parar a construção do muro na fronteira com o México e cancelar o veto de Trump à entrada de cidadãos de países muçulmanos nos EUA.

Como medidas econômicas, a nova presidência irá estender a moratória para despejos até o dia 31 de março, assim como a pausa no pagamento dos financiamentos estudantis, cujo novo prazo será até o dia 30 de setembro.

Por fim, o gabinete também promete lançar uma série de iniciativas governamentais para promover a igualdade racial e prevenir e combater a discriminação com base no gênero ou na orientação sexual.

A posse de Joe Biden acontecerá nesta quarta-feira (2) em Washington, D.C., às 14 horas (horário de Brasília).