Aos 60 anos, Diego Maradona morre após parada cardiorrespiratória

mundo
25.11.2020, 13:16:42
Atualizado: 25.11.2020, 14:25:34

Aos 60 anos, Diego Maradona morre após parada cardiorrespiratória

Argentino esteve internado no início do mês após retirar um hematoma cerebral

Aos 60 anos, o ex-jogador Diego Maradona morreu nesta terça-feira (25) após parada cardiorrespiratória. Ele estava em sua casa quando teve um mal súbito e não resistiu. 

Maradona já vinha enfrentando problemas de saúde desde o início do mês, quando esteve internado por conta de um hematoma cerebral. Ele passou por cirurgia na Clínica Olivos, hospital de Buenos Aires, e recebeu alta após oito dias. Seu médico particular, o neurocirurgião Leopoldo Luque, que acompanhou seu procedimento e recuperação, afirmou que Maradona iria começar um um tratamento de reabilitação para combater o alcoolismo.

Maradona fez história com a camisa do Boca Juniors, Napoli e da seleção da Argentina, quando foi campeão mundial em 1986. Sua carreira começa em outro clube do seu país natal, o Argentino Juniors, onde ficou de 1976 a 1981, disputando 166 jogos e marcando 116 gols. O carinho do clube pelo ex-jogador é tão grande que o estádio leva seu nomes: Diego Armando Maradona. 

De lá, ele parte para um dos maiores clubes da Argentina, o Boca. Apesar de ter passado apenas duas temporadas na La Bombonera, Maradona dedicou sua marca com um título de campeonato argentino (1981) e o prêmio de melhor jogador do país. A partir de 1982 Diego atuou na Europa, com as camisas de Barcelona, Napoli e Sevilla.

No clube catalão, foram três títulos conquistados e 38 gols em 58 partidas disputadas. Mas seu auge jogando por um clube foi na equipe italiana. Foram 7 temporada no Napoli, quando conquistou duas vezes o Campeonato Italiano, uma Taça da Itália, uma Supercopa da Itália e uma Copa da UEFA. Foram 259 jogos e 115 gols

Antes de retornar para a argentina, Diego Maradona teve uma rápida passagem pelo Sevilla, com 29 partidas disputadas e sete bolas na rede. Mais rápida que a passagem pelo Sevilla, só os cinco jogos disputados pelo Newell´s Old Boys, quando não fez nenhum gol. Ele encerra sua carreira no Boca Juniors, em 1997. 

Atualmente Maradona treinava o Gimnasia La Plata, mas interrompeu o trabalho por conta do hematoma cerebral. O ex-jogador deixa 5 filhos.
 


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas