Apagão em Salvador? Parte da cidade fica sem luz na noite de sábado (25)

Motivo foi o desligamento de uma subestação

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2021 às 07:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: CORREIO

Quem estava curtindo a noite de sábado assistindo a parte final da novela Império ou um jogo do Brasileirão, viu a diversão ser interrompida sem nenhuma cerimônia. Na noite deste sábado (25), por volta das 22h20, a cidade ficou no escuro.

O breu surpreendeu, porque atingiu uma parte grande da cidade. Há registros de gente que ficou sem luz na Pituba, Graça, Federação, Pernambués, Matatu, Stella, Stiep, Boca do Rio, Ondina e Jardim Apipema. Nas redes sociais, só o pessoal da Cidade Baixa se gabou por terem, por alguns minutos, praticamente toda energia elétrica da cidade. Quando a luz voltou, parecia que o Brasil finalmente tinha conquistado o hexa, de tanto grito de comemoração - o baiano é mesmo diferente.

Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba), a causa foi o desligamento da subestação Matatu, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

"O desligamento causou uma interrupção temporária do fornecimento de energia para bairros em Salvador e Região Metropolitana, na noite deste sábado (25)", esclareceu a Coelba.

Ainda segundo a fornecedora de energia, "desde o início da ocorrência, equipes da concessionária atuaram na transferência de cargas, a partir do Centro de Operações Integradas da Neoenergia Coelba, para garantir o restabelecimento do serviço. A Chesf normalizou o fornecimento para a Neoenergia Coelba às 22h58, horário em que foi completamente normalizado o fornecimento de energia nas localidades atingidas".

Já a Chesf lamentou o ocorrido e disse que vai apurar o que causou o desligamento.

Nas redes sociais, não demorou para começar o alvoroço. Era gente perguntando se a medida tinha sido ideia do presidente Jair Bolsonaro, lembrando que avisaram que teria apagão na cidade, resmungando que a luz caiu bem no fim da novela ou que o celular estava sem bateria. Outros aproveitaram a situação e encararam o apagão como sinal de Deus para deixar os estudos pra lá ou não pedir uma comida por aplicativo. Aos que estavam no meio do banho, nossos sinceros sentimentos.Queimou equipamento? Brincadeiras à parte, quando falta luz, há risco de queimar eletrodomésticos. Caso você tenha sido vítima disso por conta do apagão, segundo a Coelba é necessário entrar com uma solicitação de ressarcimento por danos elétricos em um dos canais de comunicação da empresa.