Aplicativos para aulas EAD auxiliam professores na quarentena

Confira as dicas de ferramentas digitais gratuitas

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 8 de abril de 2020 às 16:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

Com a suspensão das aulas presenciais, o ensino a distância (EAD) vem sendo a alternativa, nesse momento de isolamento social, para dar continuidade à formação dos estudantes, possibilitando que não haja tantos impactos para a educação, mesmo diante de um cenário de calamidade pública.

Nesse cenário, a tecnologia tem sido uma aliada. Por isso, separamos algumas ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores para se conectarem com os alunos e, ambos, aproveitarem um ensino mais eficaz. Confira:

App EAD - Google Classroom É uma iniciativa da Google que faz parte do programa G Suite for Education, projeto que disponibiliza aplicativos gratuitos para a educação a distância. Funciona como uma sala de aula EAD e é um serviço que pode ser usado pelas instituições de ensino e educadores durante a quarentena, para passar os conteúdos para os alunos. Na plataforma é permitido disponibilizar atividades e materiais em PDF, além de ser possível dar feedbacks para os estudantes. Os alunos poderão entregar os trabalhos no aplicativo, tirar dúvidas on-line, organizar e consultar a sua agenda de aulas.

Aulas EAD ao vivo As aulas ao vivo possibilitam maior interação e os estudantes podem ter as suas dúvidas resolvidas conforme a aula acontece. Para essa atividade, diferentes aplicativos podem ser utilizados, como:

1- Zoom Cloud Meetings: um aplicativo disponível para Android e iOS que possibilita videoconferências, reuniões e aulas ao vivo. Na modalidade gratuita, permite até 25 pessoas em uma chamada por vídeo, por exemplo. Os professores podem passar os conteúdos e tirar as dúvidas dos estudantes. 2- HangoutsMeet:  a ferramenta possibilita facilidade no acesso, videochamadas e chamadas de áudio. Importante ressaltar que alguns recursos só estão disponíveis para clientes do G-suit. 3- Skype: um dos mais conhecidos aplicativos de chamada de vídeo e voz, o Skype é uma ótima alternativa para a educação a distância durante a quarentena. O usuário pode realizar chamadas com vídeo, áudio e chat de forma gratuita.

Bolsas de estudo para Tecnologias Educacionais A tecnologia na educação traz diferentes benefícios para educadores e aprendizes. Por isso, é fundamental aprofundar os conhecimentos sobre o seu para trazer melhorias ao ensino. Uma dica é realizar uma pós-graduação em Tecnologias Educacionais e a especialização em Novas Tecnologias e Inovação na Educação. Com a bolsa de estudo do Educa Mais Brasil, você pode fazer a sua especialização com até 70% de desconto nas mensalidades.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil