Após arrombamentos, prefeitura fará licitação de câmeras de vigilância para unidades de saúde

salvador
13.08.2019, 20:01:00
Atualizado: 14.08.2019, 13:17:14

Após arrombamentos, prefeitura fará licitação de câmeras de vigilância para unidades de saúde

Nos primeiros oito meses deste ano, 16 unidades de Salvador foram arrombadas por criminosos

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Após casos de arrombamentos a unidades de saúde da capital, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) lançará, em quatro meses, uma licitação para aquisição de câmeras de monitoramento eletrônico para serem instaladas em todas as unidades da cidade.

Nos primeiros oito meses deste ano, 16 postos foram arrombados por criminosos. O número é igual ao registrado pela pasta durante todo o ano de 2018.

Em 2019, as unidades mais invadidas foram a Unidade de Saúde da Família (USF) de Mata Escura e São José de Baixo, ambas com três casos. Logo após estão as da Gamboa e a de Joanes Centro Oeste, com dois casos cada.

A USF de Novo Marotinho, a USF Zumira Barros, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jardim Baiano, o Caps Rosa Garcia, Centro de Saúde (CS) Santo Antônio e o CS Barreiras tiveram um caso cada.

O mês do ano com mais arrombamentos registrados foi março, com quatro casos. Janeiro e agosto tiveram três casos cada.

Em nota ao CORREIO, a Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que algumas unidades de emergência, como UPAs, contam com escolta da Polícia Militar durante 24 horas e que postos de atenção básica considerados "mais vulneráveis" são monitorados pela Guarda Municipal.

"A gestão também já sinalizou aos órgãos de Segurança Pública sobre as localidades com recorrência de arrombamentos para o reforço da ronda policial nessas comunidades", diz a nota.

Os casos de arrombamento:


DATA                                     UNIDADE
30 /01                              CAPS Jardim Baiano
31/01                               CS Santo Antônio
04/01 - 09/8 - 12/8           USF Mata Escura
07/03 - 08/03 e 20/03      USF São José de Baixo
25/03 e 20/05                  USF Gamboa
22/04 e 22/07                  USF Joanes Centro Oeste
29/04                               USF Novo Marotinho
02/05                               USF Zumira Barros
11/06                               CAPS Rosa Garcia
08/08                               CS Barreiras

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas