Após mais de 2 meses, Jessica Senra volta a apresentar jornal: 'Simbora trabalhar'

Jornalista ficou afastada por conta de síndrome de burnout e depois férias

Publicado em 16 de agosto de 2021 às 11:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/TV Bahia

Mais de dois meses depois, a jornalista Jessica Senra voltou a apresentar o Bahia Meio Dia, na TV Bahia, nesta segunda-feira (16). Ela ficou afastada com licença médica por conta de uma síndrome de burnout e depois saiu de férias. "Tô de volta, agradecendo sua acolhida e sua companhia", disse Jéssica, falando em seguida com o colega Vanderson Nascimento. "De volta, sempre bem informada e agora vacinada. Bem-vinda mais uma vez ao BMD", disse o jornalista. "Simbora, minha gente, vamos trabalhar", complementou Jéssica, antes de começar com as notícias do dia.

Repórteres como Andreia Silva e Muller Nunes também deram as boas vindas à colega. "Bom ter você de volta, com vibração, vumbora trabalhar, como você disse", disse Andreia. "Muito bom te ter de volta", afirmou Muller.

Pela manhã, antes do jornal iniciar, Jessica compartilhou no Instagram uma foto em que aparece no camarim, de máscara, se preparando. "Oi, sumida", escreveu, sinalizando o retorno. 

A Síndrome de Burnout é um distúrbio de ordem psíquica, de caráter depressivo, que vem precedido de esgotamento físico e mental intenso, muito comum entre profissionais de saúde que atuam durante a pandemia. Para chegar a um estágio semelhante, Jessica revelou o estresse a que ela e muitos colegas têm sido submetidos, durante a cobertura da crise sanitária. (Foto: Reprodução) "Carga de informação enorme" e ataques “Vim aqui dizer que tá tudo bem comigo. Aquele tudo bem no esquema pandemia, né? Tod@s estamos bastante mexid@s, vivendo um luto coletivo de mais de 500 mil vidas perdidas, falta de vacina, crise econômica, crise política, social… é difícil estar bem, ainda que nossa condição individual possa parecer boa”, escreveu Jéssica no final de junho, quando foi noticiado que ela estava de licença.

"Qualquer pessoa com o mínimo de empatia está sentindo profundamente este momento. E cada um tem vivenciado suas próprias questões pessoais e profissionais. No caso dos jornalistas, a pandemia trouxe uma carga de informação enorme, muito trabalho e mais um monte de angústias, preocupações, medos, tristezas… além de ataques gratuitos de pessoas ignorantes que canalizaram suas próprias frustrações pra nós. Nós não somos robôs sem coração que apenas enunciam notícias. Somos pessoas de carne e osso, também vivenciando os inúmeros problemas da pandemia, com parentes e amigos que amamos e não queremos perder, com preocupações das mais diversas, pessoais e coletivas”, listou a apresentadora.

Jessica Senra destacou que, para algumas pessoas, todo esse cenário “pode desencadear alguns gatilhos”, quando tocou no seu caso pessoal. “Segunda devo voltar à TV, pra alegria de uns e desespero de outros! Cuidem de vocês. Cuidem dos seus. Cuidem da saúde física e mental. ‘Espalhem amor por onde flor’”, concluiu.

Durante o período ausente da TV, Jessica se vacinou. "Não importa onde, como ou com qual vacina, quem tem direito e oportunidade deve procurar proteger a si e aos outros. E seguimos usando máscara, higienizando as mãos e mantendo distanciamento", escreveu na ocasião.