Após se manifestar contra cloroquina, membro do Ministério da Saúde é exonerado

Ex-secretário de Ciência e Tecnologia ficou apenas 18 dias no cargo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2020 às 08:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Antonio Carlos Campos de Carvalho foi exonerado da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde. A saída dele foi confirmada na edição da madrugada desta sexta-feira (22) do "Diário Oficial da União".

Segundo decreto assinado pelo ministro da Casa Civil, general Walter Souza Braga Netto, a exoneração aconteceu "a pedido".

Carvalho, que ficou no cargo por 18 dias desde sua nomeação, havia declarado a veículos de imprensa que era contra o novo protocolo para uso da cloroquina em pacientes com primeiros sintomas de Covid-19.

Em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo", o então secretario disse que deixaria o cargo por considerar precipitada a mudança de protocolo no uso da cloroquina. 

"Não participei (da elaboração do documento) e nem participaria", afirmou à Folha. Ele também avaliou que a ampliação do uso do medicamento para pacientes em estágio inicial da covid-19 pode trazer riscos "sem ter a certeza de que isso vai trazer benefício aos pacientes e com os riscos de eventos adversos muito graves", completou.

O setor que Carvalho chefiava é responsável, segundo o site do Ministério da Saúde, pelo o desenvolvimento da capacidade científica, tecnológica e produtiva nacional para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.